Em 13/07/2010 foi publicado artigo no “Politico” discutindo a urgência da mudança climática e as certezas e incertezas por de trás dela. O artigo foi escrito por:

  • Dr. James McCarthy, professor de biologia oceanográfica da Universidade de Harvard.
  • Dr. Lisa Graumlich, diretora da Faculdade do Meio Ambiente da Universidade de Washington.
  • Dr. Chris Field, diretor do Departamento de Ecologia Global do Instituto Carnegie para Ciência.
  • Dr. James Hurrel, cientista do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica.

Os quatro foram testemunhas perante o “Comitê da Independência Energética e Aquecimento Global” na audiência do dia 06/05/2010 na “Fundação da Ciência do Clima.”

De acordo com o artigo, para a sociedade ter uma discussão justa sobre as mudanças climáticas, o público precisa entender o processo científico, que é um exercício constante de gerar teorias, analisar dados observacionais, testá-los e retestá-los, seguido de uma rigorosa discussão e checagem dos resultados pesquisados.

Em relação às mudanças climáticas, ‘[t]eorias e observações têm sido testadas, retestadas e revisadas. Hoje, um grande conjunto de evidências foi coletado para embasar o descobrimento científico de que o aquecimento global, tão evidente nestas últimas décadas, não ocorreu durante os 1000 anos passados – e essa mudança foi causada pelas atividades humanas.

Essa conclusão é baseada em décadas de pesquisas rigorosas feitas por milhares de cientistas e endossada por todas as maiores academias nacionais de ciências do mundo.’

Os cientistas enfatizam que a urgência não é exagerada.

Mudanças climáticas causadas pelo homem já estão afetando nossa vidas e nossa subsistência – com tempestades extremas, enchentes e secas, ondas de calor intenso, elevação dos níveis do mar e muitas mudanças no ecossistema – como os cientistas tinham previsto.

Por esta razão, eles estão requerendo aos governantes, homens de negócios e ao público em geral que tomem decisões inteligentes sobre a atual e futura fonte de energia, que é a maior contribuinte para as mudanças climáticas. Enquanto cientistas são responsáveis por transmitir suas descobertas sobre as mudanças climáticas para o público e governantes, eles enfatizam que é a sociedade quem determinará o que fazer com esse conhecimento.

Mas independentemente de como o debate proceder, deveria estar claro que opiniões ou informações incorretas não podem mudar a extensa evidência científica. A atmosfera, os oceanos e a Terra estão aquecendo. A humanidade está contribuindo significativamente para isso, e enquanto continuar, terá um impacto enorme sobre nossa sociedade, economia, meio-ambiente, energia, segurança nacional e saúde, durante e muito além deste século.

Fonte: WWF. Tradução gentilmente realizada pela Profa. Simone Rizzi.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade