Colourful 2014 in fiery sparklers

Final de ano é sempre marcado por reflexões, seja do que passou ou do que se espera para o novo ciclo que vai começar. E não apenas as pessoas, empresas também passam por isso, especialmente as grandes que precisam prever os rumos do mercado consumidor para se posicionar. A Ford é uma delas, e apresentou uma interessante lista de 10 tendências para 2014:

  1. O Silencioso Motim da Inovação – a inovação rápida e radical está cada vez mais institucionalizada e onipresente – mudando fundamentalmente o modo como as pessoas trabalham, jogam e se comunicam.
  2. Velha Escola – Os consumidores estão romanceando como as coisas costumavam ser, encontrando conforto e conexão em produtos, marcas e experiências que inspiram a nostalgia.
  3. Significativo x Homem Comum – Buscando conexões mais próximas com os varejistas e prestadores de serviços, os consumidores estão à procura de histórias de identidade e significado nos produtos e serviços.
  4. Statusfera – Em todo o mundo, os consumidores estão ampliando as maneiras de mostrar sua riqueza – às vezes de forma gritante, outras sussurrando –, derrubando as manifestações tradicionais de status e influência.
  5. Busca de Aprovação – Em um mundo de hiper-auto-expressão e exposição pública nos meios digitais, os consumidores estão criando uma identidade pública que pode precisar de ainda mais aprovação que a sua verdadeira personalidade.
  6. Medo de Perder​​/Alegria de Perder – Um cabo de guerra está surgindo, em que a satisfação da perda desafia o tradicional medo de perder. De um lado, os consumidores querem continuar tirando proveito de tudo à sua disposição. De outro, estão conscientes da necessidade de focar, e desfrutar, o que mais importa.
  7. Micromomentos – Com tanta informação ao nosso alcance, o tempo livre abriu espaço para que cada momento seja preenchido com doses de informação, educação e entretenimento – aparentemente embalando nossas vidas com a produtividade.
  8. Mito da Multitarefa – Em um mundo moderno cada vez mais multitarefa e saturado de telas, estão surgindo evidências de que quando fazemos tudo de uma vez sacrificamos a qualidade – e muitas vezes a segurança – de cada coisa que fazemos.
  9. Fronteira Feminina – O perfil das mulheres ganhou um novo destaque; mudanças demográficas estão transformando a dinâmica e a definição das famílias. Juntos, mulheres e homens vão redefinir os papéis e responsabilidades em 2014.
  10. Sustentabilidade Azul – O mundo tem se fixado em ser “verde” e agora a atenção vai além da reciclagem e da vida eco-chique, com uma preocupação crescente com o poder e o valor da água do planeta.

Embora, é claro, o foco da montadora sejam consumidores, as tendências são bastante válidas como sinal de para onde estamos caminhando, como sociedade e como indivíduos. A inovação é crescente; a necessidade de se socializar e ser aprovado pelo grupo é um contraponto a distância que muitos estão colocando entre si; a busca pela felicidade rápida versus a qualidade dos momentos, aproveitando mais as situações ao invés de fazer tantas coisas ao mesmo tempo e já pensando na próxima.

Tudo isso, é claro, cruzando com a Sustentabilidade. É imperioso e aos poucos mais e mais disseminada a necessidade de se atentar para a origem dos recursos, a opção pelos renováveis, eliminação de poluentes, os 3Rs. É para isso que estamos aqui, para divulgar formas e iniciativas que visam uma vida mais equilibrada com a Natureza, seja através das postagens neste blog, no Facebook e Twitter, ou pelo simples fato de você olhar para nossa página sempre que fizer uma pesquisa, lembrando instantaneamente de sua responsabilidade com o meio ambiente.

E você, quais os planos para 2014?

Imagem: Search-mojo

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade