2009 será o 5º ano mais quente já registrado
O ano mais quente que se tem registro foi 1998, graças em grande parte
ao poderoso fenômeno climático El Niño.

Este ano deve ser o quinto mais quente e a primeira década deste século a de temperaturas mais altas desde que os registros começaram a ser feitos, afirmou hoje a Organização Meteorológica Mundial.

Falando durante a conferência climática da ONU em Copenhague, o chefe da OMM, Michel Jarraud, apontou para extremos focos de calor este ano – a Austrália teve seu terceiro ano mais quente desde o início dos registros em 1850, “com três ondas de calor excepcionais”.

“Eu posso continuar. Houve a pior seca em cinco décadas que afetou milhões de pessoas na China, um monção pobre na Índia causando secas severas, escassez de alimentos associadas com a grande seca no Quênia”, disse ele a repórteres.

O ano mais quente que se tem registro foi 1998, graças em grande parte ao poderoso fenômeno climático El Niño, que levou a um aquecimento anormal no leste do Oceano Pacífico e ainda pode desencadear novas devastações pelo mundo.

O El Niño se desenvolveu também este ano, explicando em parte o aumento nas temperaturas. O ano passado foi o 11o ano mais quente do histórico.

“É apenas uma questão de anos antes que quebremos o recorde”, disse Jarraud, “Está ficando cada vez mais quente. A tendência do aquecimento está aumentando”.

“É difícil afirmar (quando o recorde será quebrado) por causa da variabilidade. Na primeira oportunidade em que surgir um El Niño forte as temperaturas serão maiores que antes”.

Jarraud rejeitou o escândalo do “climagate” relacionado a emails que vazaram da unidade de pesquisa climática da University of East Anglia, que mostrava os esforços de alguns cientistas para aumentar a credibilidade da mudança climática.

A OMM usou de dados britânicos – inclusive dessa universidade – e de duas fontes nos Estados Unidos para suas análises de temperatura. “Os três separadamente mostram quase os mesmo resultados”, disse Jarraud.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • Isabelly

    E ainda há no mundo quem não acredite… =\

  • Maciel

    Se colocarem a carne daquela invenção que esta nas noticias da tela principal do ecoplanet na parede de casa da pra fazer um otimo churrasco!!!!!!!!!!!!

  • e ainda há no mundo aqueles que fazem de tudo para não acreditar…
    devem viver num ambiente com ar condicionado o tempo todo e nunca saem na rua, porque ao sair de casa, ou está extremamente calor ou uma grande chuva… sempre nos extremos…

  • Rodney

    Não houve o fenômeno El-niño. Cientistas dizem o contrário, 2009 o clima está menos quente que 2007.

    http://domescobar.blogspot.com/2009/11/cientista-diz-que-aquecimento-global-e.html
    O aquecimento global não passa de uma farsa montada por grandes grupos financeiros que dominam a economia mundial. E mais: não há indícios científicos que comprovem essa teoria. Ao invés de aquecimento, o planeta começou a entrar numa fase de resfriamento, que deve durar 20 anos. O resfriamento provocará a redução das chuvas, aumento de geadas no sul do Brasil e até 20% de aumento de secas na Amazônia.
    O autor da polêmica idéia, também defendida por “poucos estudiosos” é o doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA) e representante da América Latina junto à Organização Meteorológica Mundial, o brasileiro Luiz Carlos Baldicero Molion. Ele esteve em Belém na semana que passou( Novembro de 2007), participando da 5ª Amazoníada.

    • Rodney, desculpe a franqueza mas não costumamos crer em “informações científicas” veiculadas por blogs pessoais sem a devida linkagem ao artigo original da organização/entidade responsável pelo estudo.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade