Planeta Terra
Próximo de celebrar o 40º aniversário do Dia da Terra, o planeta segue a enviar alertas do mal uso de seus recursos naturais

Hoje, dia 22 de abril, é celebrado em todo o mundo, o Dia do Planeta Terra. Um dia para refletir e reconhecer a importância e imensidão do lugar em que vivemos, moramos, criamos nossas famílias e somos felizes. Então por que não cuidar desse ambiente como cuidamos de tudo o que é nosso? Talvez seja porque não percebemos nossa significância em comparação a imensidão e força desse planeta. Realmente somos muito pequenos, porém cada ação nossa vale muito para manter nosso bem maior, a nossa casa.

Hoje somos 6,6 bilhões de seres humanos que habitam o planeta Terra. A população vive uma explosão demográfica desde a Revolução Industrial e segue em crescimento exponencial. São pessoas que consomem e exploram os recursos que a Terra oferece de forma intensa, e muitas vezes irracional. Por isso, nunca antes foi é tão importante repensar o uso dos recursos naturais desse planeta.

Manifestante em 1970O Dia da Terra já foi criado como um alerta. Em 1970, o então senador norte-americano Gaylord Nelson, do estado de Wisconsin, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir do ano 1990, outros países aderiam à celebração, promovendo, a cada ano, a cidadania ambiental através da realização de variadas ações em nível local.

A Terra envia seu alerta

Próximo de celebrar 40 anos, nunca os princípios do Dia da Terra tiveram tão em voga. O aumento da temperatura do planeta, as mudanças climáticas radicais, o recuo das camadas de gelo no Ártico são algumas das evidências de que a ação do homem interfere no ritmo do planeta e, consequentemente, em nossas vidas.

Por estas razões, o Dia Mundial da Terra busca alertar e encontrar soluções que nos direcione para um modo de vida equilibrado e sustentável. Para tal, todos os cidadãos precisam mudar a consciência e a forma de gerir os sistemas de relacionamento, tanto entre humanos como entre homem x natureza.

As crises econômica, ambiental e, naturalmente, a social podem ser encaradas como oportunidades para um novo modelo de conduta. Uma economia livre de carbono, baseada em energias renováveis, o compromisso individual para se alcançar um consumo responsável, e uma economia verde que proporcione a criação de empregos inovadores e de bem com o meio ambiente são algumas dessas mudanças necessárias.

A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do relatório “Talk the Walk”, elaborado pelos programas do meio ambiente (UNEP) e de combates globais (United), alerta para a necessidade de uma “desconexão absoluta” com o atual estilo de vida que levamos. Para a organização, somente assim conseguiremos reduzir o impacto ambiental e social no planeta.

Pete Muller/Greenpeace
Mais de 2500 manifestantes vão às ruas de Washignton D.C., EUA, para protestar por políticas públicas ambientais/Pete Muller – Greenpeace

Rede do Dia da Terra

A mudança de atitude deve vir acompanhada de ações. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é proposto na Agenda 21. Assim foi criada a Earth Day Network (Rede do Dia da Terra, em português) com a premissa de que todas as pessoas, de todas as raças, gêneros, renda ou geografia tem o direito moral de viver em um meio ambiente saudável e sustentável.

Esse movimento busca disseminar e mobilizar os cidadãos de todo mundo por meio de uma rede virtual que promovem educação, políticas públicas e campanhas de consumo consciente. Hoje a rede conta com mais de 17 mil parceiros e organizações em 174 países com mais de 1 bilhão de pessoas participando das atividades, considerado o maior movimento cívico do mundo.

Em 2009, a Earth Day Network vai marcar o início da campanha A Geração Verde. Similar a “The Greatest Generation”, que confrontou a segunda guerra mundial, a Geração Verde quer inspirar pessoas comuns a se engajarem em ações individuais e coletivas para melhorar a saúde, escolas e educação das crianças, e participarem na criação de soluções para os urgentes problemas nacionais e climáticos que enfrentamos.

Os movimentos sociais e ambientais estão trabalhando em prol de uma Terra melhor para nós e as futuras gerações. E você pode estar junto nesses processo. Nós somos os agentes dessa mudança. Busque alguma dessas organizações, fique bem informado de como pode contribuir e, principalmente, mude a sua consciência. Um pequeno ato individual seu já é um grande passo para nosso enorme planeta Terra.

*Com informações retiradas de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade