big_7-dicas-simples-para-ajudar-o-planeta-hoje-mesmo

Sustentabilidade, ecologia, meio ambiente… palavras muito bonitas que adoramos dizer, sugerir aos outros o que fazer, mas e nós mesmos, no dia a dia, em casa ou no trabalho, o que podemos mudar para contribuir por um mundo melhor?

Cada pequena atitude conta, e se analisar de verdade, verá que todas podem ser repensadas, desde o café da manhã até a escolha do meio de transporte. Reunimos algumas dicas simples para você começar:

Temperatura 
Procure controlar a temperatura do ambiente evitando o uso de condicionadores de ar ou mesmo ventiladores. Fechar ou abrir uma cortina, abrir janelas e portas para melhorar a circulação de ar (ou fechar nos dias frios), e mesmo a escolha adequada da roupa pode ajudar – nada de blusa de frio com o ar condicionado definido para 17°C!

Transporte 
Dê preferência pelo transporte público, não é tão difícil assim, principalmente para trajetos repetitivos como casa-trabalho-casa. Basta saber o horário e local e se planejar. A emissão de poluentes por pessoa de um ônibus é muitas vezes menor que a de um carro só para te levar, além de reduzir o trânsito nas ruas. Ah, bicicleta e caminhada também são boas alternativas, além de bastante saudáveis.

Reciclagem 
Se sua casa tiver coleta, preferencialmente separe os recicláveis em caixas diferentes por tipo escrevendo nelas a categoria (plástico, papel, vidro, metal…). Se não for possível, coloque numa caixa só ou saco plástico, mas tente separar os tipos em sacolas menores dentro dela. Se a coleta seletiva não passa por aí, procure o ponto de colega mais próximo (muitos supermercados tem os cestos coloridos) para descartar adequadamente.

Energia 
Os eletrônicos consomem bastante energia então procure mantê-los desligado quando não estiver usando, por exemplo ao sair do quarto, mesmo que por um tempo curto, desligue a TV e a luz, coloque o computador em modo de suspensão/dormir ou mesmo na função hibernar. E se não for usar por várias horas ou dias, tire da tomada pois mesmo desligados eles podem consumir energia.

Água 
A água pode cobrir 71% da superfície da Terra mas só 2,8% não está nos Oceanos e da água potável 90% está no gelo Antártico então nada de desperdiçar, isso é bem sério. Procure identificar vazamentos na casa ou torneiras pingando e resolver o mais rápido possível, e ao escovar os dentes mantenha a água desligada. No banho, enquanto se esfrega tente fazer o mesmo.

Lâmpadas 
Por mais que as antigas lâmpadas incandescentes tenha sido substituídas pelas fluorescentes, elas ainda gastam energia e não é pouco. Tente aproveitar melhor a luz natural com cortinas abertas, por exemplo, e desligar as lâmpadas sempre que possível (durante o dia a diferença é tão pouca que muitas vezes ligamos apenas por costume, faça o teste).

Geladeira 
Abrir a geladeira e ficar pensando na vida só é legal se você produzir sua própria energia, e, bem, duvido que seja o caso, então antes de abrir saiba o que vai pegar e se possível em que posição estará para manter a porta aberta o menor tempo possível – a perda de temperatura acontece rapidamente e a geladeira precisará de energia para voltar ao frio de antes.

E você, tem mais sugestões de atitudes simples que ajudam o planeta? Diga pra gente nos comentários!

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade