Quem soube juntar sustentabilidade e conforto à malhação foi a Academia Acqua Sports, unidade de Itaipava, no Rio de Janeiro, considerada a 1ª academia com conceito eco do Estado.

Projetada pela arquiteta Ana Cristina Tepedin, a infraestrutura foi elaborada a partir do cuidado com o meio ambiente por meio da utilização de materiais reciclados, do aproveitamento da luz do dia, e da captação e tratamento da água da chuva.

Para manter a temperatura ideal nos chuveiros e piscinas, diversas placas de aquecimento solar foram instaladas. E para uma boa circulação de ar e aproveitamento da luz solar, grandes vãos foram criados pelo local, economizando energia e aumentando o conforto.

A água é economizada graças aos modernos sistemas de captação e tratamento. A chuva, depois de captada e filtrada, recebe tratamento ultravioleta e uma cloração 75% menor do que a usada normalmente (exigência mínima da vigilância sanitária). Já a água dos vasos sanitários é fruto do reaproveitamento dos chuveiros e pias.

Professor de educação física, o proprietário François Abi Daud explica: “Nossa intenção foi criar uma academia integrada à natureza, respeitando o meio ambiente em todos os sentidos. Queremos dar o exemplo e estimular nossos alunos e parceiros a terem a mesma preocupação”.

O projeto da academia privilegiou o uso de materiais de demolição e reaproveitamento de resíduos, como as embalagens que transportaram os equipamentos de ginástica e se tornaram guarda-volumes e acabamento para a sala de spinning. Além disso, foram mantidos os tijolos originais do prédio e os eucaliptos usados na obra anterior.

“Com os recursos naturais cada vez mais escassos no mundo todo, não é sensato planejar um novo negócio sem se preocupar com a questão ambiental. Não se trata apenas de economia, mas também do uso consciente”, declarou o proprietário.

Com esse ambiente verde da até pra malhar de consciência leve e limpa – um ótimo exemplo para outras academias e para qualquer empreendimento realmente atual.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade