agricultura_latina
Foto: whl.travel

A agricultura tem um impacto direto sobre os desafios socioeconômicos que surgem nas zonas rurais da América Latina e do Caribe.

A afirmação foi feita pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Jacques Diouf, durante a 31ª Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe, que aconteceu na Cidade do Panamá.

Desafios

Ele afirmou que os principais desafios para alcançar o desenvolvimento sustentável do setor agrícola são o aprimoramento das infraestruturas rurais, o acesso à agua de boa qualidade, o quadro institucional, mecanismos de financiamento e a resposta às mudanças climáticas.

Diouf ressaltou ainda que, entre 1990 e 2006, a região reduziu o número de famintos de 53 milhões para 45 milhões de pessoas.

Mas os índices voltaram a crescer nos últimos anos devido à crise econômica mundial, como explicou à Rádio ONU, do Panamá, o Diretor de Políticas do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Fernando Soto Baquero.

Centro de Políticas

“Entre 2006 e 2009, em apenas três anos, a quantidade de pessoas com fome subiu de 45 milhões para 53 milhões. A crise fez diminuir os avanços que a região tinha alcançado”, afirmou.

Segundo o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, a situação dramática permitiu, no entanto, o reposicionamento da agricultura e da segurança alimentar no centro de políticas, programas nacionais e regionais de desenvolvimento.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade