A água da chuva é mais eco-friendly que as disponíveis em nossas casas, ajuda a diminuir as despezas e a evitar o desperdício do bem natural / Foto: Casa do Cabeleireiro

Fugindo do misticismo e das crenças de embelezamento, a água da chuva é realmente mais leve do que água que chega em nossas casas e pode ser usada para lavar os cabelos e diminuir o consumo desse importante recurso natural.

No dia a dia dentro da dona de casa, é possível reaproveitar a água da chuva para ferver alimentos, lavar carros ou molhar as plantas. Agora na hora de lavar os cabelos, ela ainda ajudaria a diminui a quantidade de shampoos e produtos químicos utilizados.

Na maioria das cidades, os resíduos que vêm junto à água que cai das nuvens são ainda menores do que os produtos que se encontram na água que está disponível em chuveiros e torneiras. Como no país não há incidência constante de casos de chuvas ácidas, a preocupação fica a cargo do índice de poluição atmosférica, caso seja elevado, a água da chuva não é recomendada.

Como coletar a água da chuva

A construção de recipientes para coletar a água da chuva é simples e facilmente compensada após a primeira conta de água: a economia vai ser rapidamente notada. Em apartamentos, baldes e grandes bacias podem ser usados para guardar essa água. Já nas casas, os cuidados devem ser com o armazenamento suficientemente seguro para que não se torne um paradeiro de mosquitos.

Projetos e leis que apóiem edificações a usarem o reaproveitamento das águas pluviais podem ser uma solução para uma maior participação da população na hora de combater o desperdício de água. Em Porto Alegre, incentivos como descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm sido discutidos como fortes aliados para que estes bons hábitos façam parte da nossa rotina.

Fonte: EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade