Você sabia que são deixadas, em média, 1.500 toneladas de lixo por mês nas praias do Rio de Janeiro? E que o microlixo é o tipo de sujeira que mais dá trabalho aos garis? A forma mais eficiente e barata para manter a praia limpa é o saco plástico para recolher, ao fim do dia de praia, os restos de cada banhista. Além disso, a conscientização é um excelente caminho para evitar que as pessoas deixem lixo na praia. Veja como contribuir para manter as praias limpas e respeitar o ambiente que você vive.

1

Leve um saco de supermercado todas às vezes que for à praia para jogar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo orgânico.

2

Evite jogar seu lixo na praia. Normalmente, a cada 50 metros de areia, há um contêiner para depositar o seu lixo.

3

Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Os lixos acabam sendo descartados pela rede de esgoto, ficam depositadas no fundo do mar e voltam para a areia em dias de ressaca.

4

Descartar lixo no mar, como sacos plásticos, restos de alimentos, garrafas pet, prejudica a vida marinha e a qualidade da água, elemento essencial para o equilíbrio ecológico do ecosistema mundial.

5

Não leve cães para praia; é proibida a presença de animais na areia das praias. No Rio de Janeiro, por exemplo, os donos que desrespeitarem essa lei podem ser levados à Delegacia de Polícia.

6

Lute por essa causa! Multiplique essa idéia aos seus conhecidos, explique a importância e como contribuir para a preservação das nossas praias.

Importante

A Campanha do Dia Mundial de Limpeza de Praias (International Coastal Cleanup) é realizada desde 1988 no mês de Setembro e é considerado o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo. Nesse dia é removido lixo das regiões costeiras, praias e canais dos oceanos, rios e lagos do mundo; ocorre a coleta de dados sobre a quantidade e qualidade deste lixo; pessoas são educadas em relação ao descarte de lixo no ambiente marinho e entre outras ações socio-educativas. A cada ano cresce mais o número de voluntários e países envolvidos nessa causa.

*Com informações de BemSimples.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade