Aplicativo para Android monitora energia

Um programa para smartphones que funcionam com o sistema operacional Android mostra quanta energia cada função do seu celular gasta.

A ideia do PowerTutor é ajudar usuários e desnevolvedores a verificar quanta energia seus aplicativos estão consumindo – de forma que as baterias possam durar mais.

Com ele, os criadores de software poderiam projetar produtos mais econômicos os usuários poderiam comparar os diferentes aplicativos e selecionar a versão mais eficiente para determinada tarefa.

Criado por estudantes de doutorado e professores da Universidade de Michigan, o PowerTutor mostra em tempo real como quatro componentes diferentes do telefone usam energia: a tela, a interface de rede, o processador e o sistema de GPS interno.

Para criá-lo, o primeiro passo foi colocar medidores de corrente em telefones e para obter a relação entre o gasto de energia e cada função executada. Isso rendeu um modelo de software capaz de estimar a energia consumida por qualquer programa que esteja rodando no telefone – e a margem de erro, segundo os pesquisadores, é menor que 5%.

O PowerTutor também pode fornecer o histórico de consumo do seu aparelho e está disponível de graça na Android Market.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade