Aquecimento global aumenta gelo da Antártida

Enquanto há degelo no Ártico, na Antártida as áreas congeladas são cada vez maiores.

OSLO – Curiosamente, o aumento do gelo oceânico na Antártida está relacionado com o buraco na camada de ozônio, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21/04).

As descobertas dos cientistas da Inspeção Britânica na Antártida (da sigla em inglês BAS) e da  NASA, agência espacial dos EUA, explicam a aparente contradição entre os mais altos níveis de derretimento do gelo no Ártico e o aumento do gelo ao redor da Antártica observado nos últimos 30 anos.

“Essa nova pesquisa nos auxilia a solucionar o quebra-cabeças sobre porque há degelo em certas áreas enquanto em outras está aparecendo mais gelo”, disse John Turner, da BAS.

Segundo os cientistas, os danos causados por químicos sintéticos à camada de ozônio – que protege o planeta dos raios ultra-violetas que provocam câncer de pele – esfriaram a estratosfera e alteraram padrões das correntes de vento envolta da Antártida.

A mudança significa que os ventos deixam o continente com mais frequência, resfriando o oceano e criando mais gelo. Os pesquisadores descobriram um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida na década de 1980 e chegaram à conclusão de que ella fora causada por componentes químicos de geladeiras e sprays de cabelo.
O gelo na Antártida está aumentando em cerca de 100 mil quilômetros quadrados por dècada desde 1970.

Fonte: Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade