aviao-capa.jpg
Zephyr é movido a energia solar e alcançou a marca de 336 horas voando

O recorde de tempo em voo de uma aeronave movida a energia solar não tripulada foi quebrado na última semana. As 30 horas do recorde mundial viraram 336 horas, na façanha alcançada pelo avião Zephyr, que voou por duas semanas na região militar do Arizona, nos Estados Unidos.

O avião, projetado pela empresa de pesquisa QinetiQ, é parte de um projeto de desenvolvimento de aeronaves auto-suficientes. Zephyr, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem cerca de 50 quilos. Essa leveza é garantida graças a estrutura de fibra de carbono com a qual o avião é feito. A aeronave armazena a energia durante o dia, por meio dos seus painés solares de silício, para voar durante toda a noite.

aviao2.jpg
A aeronave poderá ser usada como instrumento de pesquisa

“Este é um grande marco que nos coloca a frente de toda uma geração” disse Jon Saltmarsh, gerenciador do projeto. “É um sistema prático e que pode ser usado, em vez de servir simplesmente como demonstração técnica em experimentos”, concluiu.

Segundo os organizadores do projeto, já existem  planos para transformar a aeronave sustentável em um instrumento de reconhecimento de plataformas de uso militar. O avião ainda será usado para programas civis e científicos, como para observação de alguns locais do planeta.

Ainda não há data para a comercialização do avião, mas para os membros da QinetiO, a notícia é uma demonstração de que a energia solar é uma tecnologia viável e que deve ser utilizada.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade