solar-impulse2

O avião movido a energia solar ‘Solar Impulse 2’ decolou nesta segunda-feira, 9 de março, de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para a primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa.

Segundo informou a Agência Lusa, o aparelho pilotado pelo suíço André Borschberg partiu do Aeroporto Al Bateen em direção a Mascate, capital de Omã, onde chegou ao fim do dia. De lá, partiu para Ahmedabad na Índia com passagem pelo Oceano Índico.

 

Pesquisa

A viagem, programada em 12 etapas e para durar cinco meses, é o resultado de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que tiveram a ideia de voar com recurso da energia solar. A iniciativa foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

O avião SI2 (Solar Impulse 2) é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380. A velocidade é de apenas 70Km/h, o que é realmente bem baixo, mas tem a vantagem de poder voar quase infinitamente, já que suas baterias permitem continuar no ar mesmo por longos períodos sem Sol.

 

Futuro

Assim como as tecnologias da F1 acabam, chegando aos carros de rua, esse trabalho embora seja impraticável para uso comercial (basta ver o tamanho da aeronave e o número de passageiros), é um primeiro passo na busca por transportes aéreos mais limpos.

Com o avanço das células solares, ao menos um sistema híbrido pode ser criado num futuro não tão distante, reduzindo o consumo de combustíveis e emissão de poluentes.

adaptado de EcoD

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade