bairro-ecod

Um bairro no qual as casas têm aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados e utilizam a luminosidade natural. Um sistema de compartilhamento de automóveis também faz com que o número de veículos circulando nas imediações diminua. Roteiro de Hollywood? Sonho distante? Utopia? Nada disso. Em Schlierberg, na região de Friburgo (Alemanha), tudo isso – e mais um pouco – é pura realidade.

O bairro solar é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome, uma prova de que uma construção ambientalmente correta pode ser muito lucrativa.

As 59 residências e um grande edifício comercial construídos apenas com materiais de construção ecológicos criam uma comunidade com baixo impacto ambiental. O condomínio, com cerca de 11 mil m2, possui densidade média, acessibilidade, espaços verdes e exposição solar.

Todas as casas são de madeira e construídas apenas com materiais de construção ecológicos. O conceito de cores foi desenvolvido por um artista de Berlim, Erich Wiesner.

As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva. A água é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários. Os edifícios também aproveitam lascas de madeiras para o aquecimento no inverno, diminuindo ainda mais o impacto no ambiente.

 

Participação popular

O projeto da Solarsiedlung am Schlierberg e do Architectural Escritório Rolf Disch também reduziu o número de carros na cidade, por meio do sistema de compartilhamento.

Criada em 1994 e concluída em 2005, a iniciativa foi debatida com a comunidade envolvida e gera atualmente 420 mil kWh de energia solar fotovoltaica, o que evita as emissões de 500 toneladas de CO2 na atmosfera.

Cada morador do bairro Schlierberg recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida que é vendida à rede ao longo de 12 meses.

 

Por: EcoD | Foto: Divulgação

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade