Típico modem para internet via rede elétrica

AES Eletropaulo Telecom já iniciou os testes de banda larga por rede elétrica em 20 prédios na região de Moema (São Paulo – Brasil) em Novembro de 2007. Passou um tempo e expandiu para 300 prédios, com 15 domicílios na região de Cerqueira César e Pinheiros (São Paulo – Brasil). Os testes não estão sendo cobrados.

Mas afinal, como funciona? Realmente parece estranho pensar em dados circulando pela rede elétrica mas é mais simples do que parece: as informações transitam pelas ruas em redes de fibra óptica, totalmente independentes da rede elétrica, apenas em sub-centrais ou na porta do edifício são instalados equipamentos que interligam a fibra com a rede elétrica da residência, assim os dados entram na casa juntamente à eletricidade porém em uma frequencia que, segundo as empresas do ramo, não afeta e nem é afetada pela eletricidade (assim como ocorre com a Internet juntamente ao telefone, você pode navegar e conversar ao mesmo tempo).

Em entrevista a Revista Info, Teresa Vernaglia, diretora da AES foi questionada quanto a possibilidade de gerar aumento na conta de luz. Teresa foi enfática: “Não, só o que consome energia é o modem. O fato de os dados estarem passando pela rede elétrica não afeta o consumo de energia.”

Vale registrar que a fibra óptica cobre mais de 2 mil quilômetros e atende a 24 municípios da região de São Paulo, ou seja, basta levar o modem a uma tomada que esteja na cobertura BPL e utilizar.

A velocidade do serviço é algo fabuloso, 80Mbps podendo chegar a 200Mbps. A empresa AES Eletropaulo Telecom vem conversando com várias operadoras e acredita que até o primeiro trimestre deste ano o serviço já estará sendo comercializado.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Via: Revista Info

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade