plastik foi  feito com 12,5 mil garrafas de pl�tico recicladas e recuperadas
Plastik foi feito com 12,5 mil garrafas de plástico recicladas e recuperadas/Ilustração

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) inspirou a criação de um catamarã de 18 metros de comprimento feito com 12,5 mil garrafas de plástico recicladas e recuperadas.

O barco, batizado de Plastiki, deve deixar o porto de São Francisco, nos Estados Unidos, rumo à Sidney, na Austrália, no final de março.

Resíduos Plásticos

O catamarã foi elaborado com base no estudo ‘Ecossistemas e Biodiversidade em Águas Profundas e Alto Mar’, realizado pelo Pnuma há três anos.

O relatório mostra como a pesca predatória, a poluição e outros problemas como as mudanças climáticas afetam o mundo marinho.

O idealizador do projeto é o ambientalista britânico David de Rothschild, que também é considerado um dos ‘Heróis do Clima’ da agência da ONU.

Rothschild e equipe devem percorrer mais de 11 mil milhas náuticas, o equivalente a 20 mil Km, para alertar sobre a grande quantidade de resíduos plásticos nos oceanos.

Lixo Marinho

A ideia também é estimular iniciativas sobre como o lixo poder servir de fonte para soluções reais.

Segundo outro estudo recente do Pnuma, o plástico é o tipo mais perigoso de lixo marinho, responsável por 80% dos resíduos coletados nos oceanos.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade