Baterias que envolvam papel não são uma ideia exatamente nova, mas a Sony, que pesquisa sobre isso desde 2007, finalmente anunciou um protótipo funcional. A energia é tirada diretamente da celulose, de forma “similar” ao que fazem os cupins.

A celulose é uma espécie de açúcar nas plantas. Através de enzimas é possível quebrar a sua cadeia em pequenos pedaços e então outro tipo de enzimas a quebra novamente. Isso gera íons de hidrogênio que ao se combinarem com o oxigênio do ar geram água, e de outro lado nosso almejado elétron, levado então por um circuito em forma de eletricidade.

Apesar do ótimo apelo ambiental, afinal não são precisos metais ou substâncias tóxicas para esse tipo de bateria, a quantidade de energia gerada ainda é bastante baixa, tendo conseguido ligar apenas um pequeno ventilador na demonstração da Sony (foto acima). A expectativa é de que se consiga melhorar a eficiência da técnica em um futuro não tão distante.

 

via Tecnoblog // Physorg

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade