O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) criou o projeto de lei 2900/11. Segundo a proposta, o Brasil poderá considerar o impacto ambiental ao definir o PIB (Produto Interno Bruto).

Pelo projeto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão já responsável pelo cálculo do PIB, também divulgará anualmente o PIB Verde. Ele levará em conta o patrimônio ecológico nacional, além dos critérios e dados econômicos e sociais tradicionalmente utilizados.

Segundo comunicado publicado na Câmara dos deputados, Otavio Leite ressalta que o cálculo do PIB deixa de lado uma das maiores riquezas do Brasil, seu patrimônio ecológico. Portanto, a proposta tem como objetivo suprir essa lacuna ao determinar que o órgão responsável pelo cálculo do PIB nacional divulgue o PIB Verde.

O modelo é inspirado na China. Em 2006, o país lançou seu primeiro relatório verde, conforme anúncio feito pelo primeiro-ministro Wen Jiabao dois anos antes. Os dados que consideram as questões ambientais servem como indicador de como está o desenvolvimento econômico chinês.

Otavio Leite crê que o momento atual seja o ideal para colocar o projeto do PIB Verde em prática. Isso porque o Brasil está prestes a sediar a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Dessa forma, o país pode demonstrar a sua real preocupação em alcançar um desenvolvimento sustentável, com uma melhora da produtividade. Tudo isso levando em consideração a preservação dos recursos naturais.

Via Info

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade