cristal-ecod

Muito se fala na destinação adequada dos resíduos sólidos e na reciclagem, mas pouco se comenta a respeito da importância de evitarmos a produção de lixo, o que seria possível com informações de qualidade, consumo consciente e determinação.

Um bom exemplo é o da designer catarinense Cristal Muniz, de 24 anos, que está há praticamente um ano sem produzir resíduos.

cristal2-ecod

Engajada com as práticas ambientalmente corretas, Cristal soube que algumas pessoas pelo mundo já estavam fazendo esse experimento de estilo de vida sustentável. Depois de muito pesquisar sobre o assunto, decidiu mudar seus hábitos de consumo e, aos poucos, conseguiu reduzir drasticamente a quantidade de lixo que produz. “Eu compro quase todas as comidas de casa a granel, então evito essas embalagens. Evito também a produção de lixo fora de casa sempre tendo comigo guardanapos de pano, copinho reutilizável e talheres”, contou a jovem.

A política do lixo zero veio com hábitos novos e mais sustentáveis, como o uso de produtos naturais para a limpeza da casa e cosméticos – óleos vegetais, argila e chá substituíram os cremes, por exemplo. Hoje, quando sente a necessidade de comprar algo, Cristal pensa duas vezes e reflete se é possível reutilizar algo que já tem, pedir emprestado ou comprar de segunda mão. “Comprar menos é uma das principais metas”, afirma.

cristal3-ecod

A designer compartilha suas experiências no site Um Ano Sem Lixo, onde também dá dicas para quem quer levar uma vida mais sustentável. Segundo ela, fácil não é, mas mudar aos poucos e sentir o impacto dessas escolhas no dia a dia é o melhor caminho.

por EcoD

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade