Carne em São Paulo terá que ser sustentável

O município de São Paulo está proibido de comprar, por meio de uma lei, carne bovina in natura sem comprovação de procedência ambientalmente sustentável.

Segundo a lei municipal 15.120, publicada dia 15 no Diário Oficial, o município fica obrigado a exigir nas licitações a comprovação de que o produto não tenha ligação com áreas de desmatamento, terras indígenas invadidas e trabalho escravo ou infantil.

“Toda a carne a ser fornecida não será oriunda de gado criado em áreas onde tenha ocorrido desmatamento irregular, inclusive aquelas já embargadas pelos órgãos ambientais; nem de terras indígenas invadidas; e não conterá, em sua cadeia produtiva, desde a origem, a utilização de trabalho infantil e/ou escravo”, diz o texto da lei.

As normas e procedimentos estabelecidos na lei devem ser aplicados pela administração Pública Municipal Direta e Indireta.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • ricardinhus

    Vejo aumento de preços…

  • André Pimentel

    Seria bom que outras cidades pegassem o exemplo e adotassem, acrescentando o bem estar desses animais e com isso melhorando a qualidades dos produtos.

  • Douglas

    Aumento de preços?
    A Carne mais cara?
    Tomara que sim mesmo, apesar de preço algum pagar o valor da vida!

  • Dakota

    que ótimo!!!….

  • André D. L. Z.

    Só é uma pena que essa lei se restrinja à cidade de São Paulo… podia se aplicar a todo o Estado de São Paulo… ou ainda melhor: ao país todo.

  • Isac

    aumento de preço com certeza, fiscalização que eu tenho duvidas.

  • renata

    Porque só carne bovina? e as outras carnes?
    Como comprovar que não houve desmatamento, trabalho escravo ou infantil?

  • Douglas

    Pensei nisso também vai ser apenas no papel na prática vai continuar a mesma coisa!

  • maria luiza.

    Achei legal, mas sim, o preço vai subir. :$

  • Bruno

    E parabéns ao Greenpeace.
    Não sou do tipo que exalta ONGs só porque defendem causas ambientais, mas devemos tirar o chapéu. O relatório publicado pela NG, “A farra do boi na Amazônia”, foi que deu início a essa discussão e à participação dos grandes frigoríficos em prol do gado rastreado.

    A pena é que a iniciativa não partiu do poder público, e sim de entidades do terceiro setor…

  • Eduardo

    Aumento de preços? Excelente, que assim seja!

  • Carlos Augusto Guerra Carneiro

    Que assim seja…quanto mais caro menos o povo compra, e se comprar pelo menos a carne é sustentável…

    • Carlos Augusto Guerra Carneiro

      além de ser impossivel a carne ser sustentável, pois esses bois peidão que é uma beleza…isso aí não deve pegar não…

      • Carlos Augusto Guerra Carneiro

        peidam***

  • espero que seja respeitado.
    para que assim eu possa comer minha carne com menos culpa na consciência.
    huasuhashuashuashhausuhas

  • Eu sou ovolactovegetariana, mas acho muito bom que estejam tentando tornar o consumo da carne, ao menos, mínimamente mais sustentável… só espero que isso funcione na prática o.O

  • Capitão Planeta

    carne de porco tem tênia

    • sadam

      tem… mas é gostoso.

      • Roberto

        kkkkkkkkkkkk

  • Rafael

    É BRINCADEIRA NEH? SÓ PODE SER BRINCADEIRA! O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE CRIA LEIS QUE PROÍBEM O SEU GOVERNO DE COMPRAR CARNE DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA! EU LHES PERGUNTO: SERÁ QUE PRECISARIA SER CRIADA UMA LEI PARA ISSO?
    SERIA A MESMA COISA QUE CRIAREM UMA LEI QUE PROIBIA O GOVERNO DE COMPRAR ANIMAIS SILVESTRES CONTRABANDEADOS!

    ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!

  • Fucsia

    Seria bom que essa lei fosse implantada aos nossos exportadores também

  • Achei muito bom, e também acho que outras cidades deveriam adotar essa lei. Começando pelo Rio.
    E espero que funcione.

  • Achei muito bom. E também acho que mais cidades deveriam adotar essa nova medida.
    E espero que funcione mesmo.

  • Bem, ESPERO que fique no papel (que seja apenas uma formalização, por que do fundo da minha alma desejo que a prefeitura não comprase carne de fontes duvidosas… ou de matadouros que exploram crianças…

  • Regis

    Seria bom que o preço aumentasse bastante para que poucos pudessem comprar. Assim menos animais sofreriam e o meio ambiente seria menos agredido.

  • Mello

    pelo que eu entendi meu povo, a lei se restringe à compras feitas por meio de licitação, ou seja, compras que a prefeitura faz, e nao o varejo. A prefeitura quando comprar carne, seja para merenda, seja para refeições de funcionarios, confraternizações e eventos, restaurantes populares, qualquer que seja o uso, terá de comprar carne certificada. Isso é bom, cria demanda, incentiva o produtor de carne a obter certificados, tornando a criação mais sustentavel e quem sabe até reduzindo o preço desse tipo de carne, ja que ela se tornará mais comum. E isso é muito bom

  • Sérgio

    Aumentar o preço é uma boa. Mas além da questão ambiental tem a questão ética. O ideal seria as pessoas se conscientizarem que animais não são comida… são indivíduos que sentem dor, prazer e, assim como nós, têm interesse em viver. Escravidão e desrespeito sustentável continua sendo escravidão e desrespeito.

  • Regis

    Apoiado, Sérgio! ^^

  • suuuuuuuuuuuuper apóio. nosso país está “tão bem colocado” no ranking de grandes poluidores nem é por causa das industrias, é por causa da pecuária.
    acho MUITO digno!

    • Felipe

      Como que você pode achar que é muito boa idéia???
      Não deveria nem passar pela cabeça de alguém que o governo compre ”carne de desmatamento”?
      Isso é um absurdo!!

  • Kéllen

    Foi uma medida muito boa, interessante demais e até que enfim uma Lei. Porém a carne bovina produzida na Amazônia através do desmatamento serve para exportação em grande parte, além do desmatamento para produzir soja para alimentar o gado.

  • aaa

    Galera que só come mato realmente é mto egoista!

    Essa gente com cabeça pequena só escreveu comentário estupido.

    • Felipe

      apesar do seu comentário ser generalizado, eu concordo que pelo menos os vegetarianos e afins que postaram nesse post são bem egoístas mesmo!

      Onde já se viu achar bom o preço da carne aumentar?
      Porque tem gente que não come carne, não por escolha, mas sim por falta de dinheiro pra comprar carne.. tem gente que come feijão e farinha, isso quando elas tem dinheiro pra comprar ou algum vizinho ajuda…

      Então parem de ser egoístas mesmo!!

      Você pensam tanto nos animais, mas acabam esquecendo dos animais da sua própria espécie… os humanos!

      Sejamos todos mais GENTE mesmo, pensem nos próximos, olhem além dos seus umbigos!!

      Desculpe os vegetarianos que não precisam ouvir isso…

  • O certo seria a proibição total do consumo de carne. Assassinar animais para comer não é legal =/ pelo contrário, é a coisa mais monstruosa desse mundo, apesar de ser tão normal na vida das pessoas.
    Na minha opinião, assim como antigamente a escravidão era normal e hoje é considerado um absurdo, no futuro todos acharão o consumo de carne um absurdo.

    • Felipe

      Não concordo quando você diz que ”assassinar” os animais pra comer é uma coisa monstruosa.
      Na verdade, é a coisa mais normal desse mundo!
      Todos os animais matam para se alimentar, é a lei de sobrevivência dos mais fortes!
      E nada mais normal do que agente ”assassinar” vacas, porcos e outros para consumo, acharia errado matar esses animais e não consumir a carne, isso seria desumano (não só pelos animais, mas pela quantidade de pessoas que não tem o que comer)

      Além do mais, as plantas também sentem… sua assassina de plantas!
      shaushaushuahsuahsau

  • Guilherme

    Não gosto do modo em que alguns se posicionam em relação ao consumo de carne. Uns falam que é melhor aumentar o preço para pararem de comer carne e tudo mais. Cada um com sua ideologia, e não quero entrar agora no assunto sobre o que é certo comer, o que não é certo, o que é vida e o que não é, mas acho falta de respeito a atitude de simplesmente ‘atacar’ com comentários irônicos pessoas com hábitos alimentares diferentes dos teus.

  • Douglas Ribeiro

    Pootz… acho que vou morrer ouvindo comentários como este:

    Todos os animais matam para se alimentar, é A LEI DE SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS FORTES!

    Com todo respeito, não vou nem responder, mas porfavor, procure saber mais sobre as coisas antes de afirmar algo, não estou dizendo para virar vegetariano ou algo do tipo, só estou falando para informar-se melhor antes de falar “abrobrinha”.

    Abraços!

    • Mello

      bom cara, me desculpa, mas o mais comum é matar outro ser pra se alimentar. Não sou vegetariano, mas concordo quando dizem que o modo como produzimos carne e a quantidade que consumimos nao é sustentavel, e de fato nao é. Desmatamos, gastamos enormes quantidades de energia pra armazenar e transportar, criamos problemas de emissao de gases, isso tudo é muito verdade, mas é porai que encerra meu entendimento com os veganos.
      O leao sempre matou a zebra pra comer, a aranha mata inseto, a coruja mata rato… na natureza é super normal esse tipo de comportamento predatorio. A questão do que é certo ou errado, ético ou nao, é puramente cultural. Os vegetarianos adotam esse modo de vida por suas opiniões e crenças pessoais, e eu como carne de acordo com as minhas, a diferença é que nao há um respeito dos primeiros com a opção dos segundos.

      • Douglas

        Respeito? Se for da minha parte sim, coma sua carne a vontade.
        Unica coisa que não curto velho e desinformação acho que ao menos as pessoas deviam ser mais interessada sobre as coisas.
        Não estou falando que voce é assim e nem falando somente em relação a alimentação, mas sim de forma generalizada, como por exemplo, em questões politicas, sociais, e etc.

        Se as pessoas deixassem de pensar um pouco menos em si mesmas e tentassem fazer algo bom, para melhorar a sociedade, ai sim, não estaria tudo do jeito que é hoje!

        E entendo o que voce disse eu também pensava assim antes, realmente é COMUM, não que seja correto ou ético.
        Mas, a questão é que não estamos incluidos nessa tal cadeia alimentar!

        É só tomar a seguinte historia como exemplo:
        Imagine um filhote de leão com uma bola e um coelho, será que ele comeria a bola e brincaria com o coelho?

        Agora, imagine uma criança (morrendo de fome) com uma maça e um coelho, será que ela comeria o coelho e brincaria com a maça?

        Bom, nisso já da para saber se nós realmente somos onivoros ou não, ou entao, é só seguir o exemplo da anatomia, nosso corpo tem muito mais relaçao com um animal herbivoro do que com um animal onivoro ou carnivoro.

        E mais uma vez, só pra reforçar, respeito sua opinião, só não estou de acordo com pessoas que acham que não tem a obrigação de tomar conhecimento sobre certas coisas, pra ficar mais claro “pessoas sedentarias” !

        • Mello

          eu generalizei um pouco, mas normalmente a gente le comentarios aqui no blog de vegetarianos atacando veemente os que comem carne. E isso eu acho uma falta de respeito com os modos e opiniões dos outros. Tenho varios amigos vegetarianos que aderiram justamente pela preocupação com o meio ambiente, pelo impacto que o consumo de carne tem e etc, e eu apoio 100%. Ja eu não tenho a intenção de parar de comer, porque gosto de carne e etc, mas tento reduzir o consumo, nao comer todo dia, pelos mesmos motivos. O que eu quero dizer é que voce, e os vegetarianos, podem ter uma opinião diferente da minha, mas ninguem pode impor as suas crenças como sendo as corretas e apontando aqueles que pensam/agem diferente como errados. Cada um tem seus motivos e muita gente desconhece os maleficios que o consumo exagerado de carne (e vegetais, principalmente graos como a soja, que apesar de poucos pararem pra pensar, mas o latifundio de soja no Brasil causa MUITOS problemas, tanto ambientais quanto sociais, trabalho escravo, tensao no campo, politicas voltadas ao interesse de multinacionais entre outros) causa ao meio ambiente. A gente pode orientar e dar opções, nunca impor algo como sendo o certo. Se esse tipo de respeito imperasse hoje em dia, teríamos muito menos problemas em todos os aspectos.

  • Douglas Ribeiro

    Ahhh… não cliquei em responder, mas foi direcionado ao seu comentário Felipe mas serve para todos!

    • Felipe

      Agora você vai discordar que um leão não mata um filhote de bufalo pra comer?
      Ou que um Leopardo não mata uma gazela para se alimentar?
      Assim como agente eles precisam comer…
      É sim sobrevivência
      (porque se não comerem… morrem)

      Acho que é você que está pouco informado!!

      Você vai me dizer que criação de gado também não é a lei animal da sobrevivência?

      Nós os criamos porque a demanda de alimento é muito grande, a natureza por si só não daria conta de ”criar” a demanda necessária para a nossa alimentação.

      E hoje em dia, as pessoas estão tão preocupadas em não fazer o animal sofrer muito que existem formas eficientes que matam o animal sem dor…
      (e eu não estou criticando isso, pelo contrário)

      Muito pior que o meio de matar que o leão tem.. porque se um grupos de leões encurrala um búfalo adulto, eles ficam mordendo a parte inferior das costas até o animal cair no chão…

      E como eu disse antes, as plantas também sentem!
      Já foi comprovado que plantas bem tratadas crescem mais e mais rápido que plantas mal tratadas…

      Antes de criticar, tenham no que fundar sua crítica, não só na minha escolha de comer carne e não abrir mão!
      (porque preconceito não é fundamento!)

      • Douglas

        Não citei leão ou bufalo estou falando do “ser humano”!
        Sim sim, todos precisamos nos alimentar…

        Só que não precisamos nos alimentar de carne para sobreviver, muito pelo contrário, e outra voce refutou meu argumentos com comentários totalmente distintos do que eu havia falado!

        E já que é a lei da sobrevivência do mais forte então pq voce com seus dentes e presas não devora um animal com todo seu instinto selvagem! rs

        Cara, seja sensato, de uma pesquisada sobre anatomia humana por exempla e voce verá a relação de animais herbivoros, onivoros e carnivoros comparado com o ser humano!

        E no caso de um bufalo sofrer na “mao” de um leão, realmente deve ser tenso, deve sofrer muito, mas dai é a questão da cadeia alimentar que ela sozinha, SEM a interferencia do homem estabiliza-se e segue contínua!

        E não venha falar de preconceito voce nem ao menos sabe o que é isso, e não tive preconceito algum muito pelo contrario deixei bem claro que a intençao nao era que alguem se tornasse vegetariano ou nao e sim que pensasse antes de falar certas coisas, voce interpretou mal!

  • Douglas Ribeiro

    Tome muito cuidado ao falar que plantas “SENTEM”!
    Não é bem assim algumas delas tem um mecanismo que faz com que elas executem um “movimento”, por exemplo, a dormideira (Mimosa pudica).
    Mas não quer dizer que elas sentem da maneira que voce esta impondo, ela não tem sistema nervoso!!!

  • Gabriela

    Salve Galera
    Acho muito bom essa lei ser aprovada, já éh um começo
    agora, achar legal o preço da carne subir? quem tem dinheiro vai continuar comendo do mesmo jeito, e quem não tem vai deixar de comer o pouco que éh nescessário na nossa alimentação. Acho que mais que subir o preço da carne o importante éh que as pessoas tenham conciencia e consumam carne moderadamente.
    agora, essa discussão entre comer e não comer carne e seus motivos, cada um tem sua idéias, vamo respeitar as opiniões, cada um com a sua consciência.
    valeu ;))

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade