Carregador universal funcionará através de um micro conector USB
Carregador universal funcionará através de micro entrada USB/Foto: mallol

Sempre que estamos sem o carregador de nosso telefone celular é aquela dificuldade: perguntamos aos amigos se eles possuem algum similar, a carga do nosso aparelho acaba e nós somos obrigados a ficar certo tempo longe do uso de um dos suportes eletrônicos mais úteis em tempos de globalização. Mas essa realidade está prestes a ter um novo desfecho, porque os principais fabricantes europeus de telefonia móvel estão dispostos a criar um modelo único de carregador.

Comercializado a partir de 2010, o carregador universal teria como principais atrativos facilitar a vida dos usuários e reduzir os impactos ambientais, segundo afirmou, recentemente, Günter Verheugen, comissário de Indústria da União Europeia (UE). “Os consumidores não terão que se desfazer dos carregadores quando comprarem novos telefones”, destacou a autoridade alemã.

O carregador universal funcionará através de um conector micro USB e servirá para todos os modelos de telefones celulares capazes de transmitir dados. Os telefones antigos que só fazem chamadas poderão ser carregados pelo novo dispositivo, mesmo que não tenham uma entrada micro USB, graças a um adaptador que também será comercializado em meados do próximo ano.

As dez empresas do setor que assinaram (voluntariamente) o memorando de entendimento com o poder executivo europeu representam 90% do mercado de telefones celulares. Entre elas estão as gigantes Sony Ericsson, Samsung, Motorola, Apple, Nokia e LG.

A Comissão de Indústria da UE adiantou que o objetivo é que todos os equipamentos eletrônicos dos consumidores, como computadores portáteis e câmeras de fotos digitais passem a contar com um único carregador universal em um prazo de cerca de dois anos.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade