Carregador universal poderá ser obrigatório

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6415/09, do deputado Dr. Nechar (PP-SP), que torna obrigatória a oferta comercial no País de carregadores universais de baterias para diferentes modelos de telefone celular.

Segundo o projeto, o carregador universal será vendido com o aparelho celular e poderá ser utilizado em qualquer modelo de qualquer marca. Em substituição ao carregador, o projeto admite o uso de um adaptador universal.

Se aprovada, a nova regra será acrescentada à Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472/97) e deverá entrar em vigor um ano após sua publicação, para facilitar a transição.

Dr. Nechar critica a existência de diferentes carregadores para cada marca e mesmo para cada modelo de telefone celular nos dias atuais. “Como quase todas as pessoas de uma família possuem um telefone móvel, e trocam de telefone com frequência, acumulam-se carregadores sem uso”, diz.

A medida, segundo ele, não encareceria os aparelhos celulares. No médio prazo, diz Dr. Nechar, os carregadores poderiam mesmo deixar de ser comercializados em todas as vendas, pois muitos consumidores já possuirão um equipamento universal.

O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • Adorei a notícia, tenho varios carregadores, porque os ladroes nunca levam ele ebora junto… só não gostei do “pode” ser aprovado

  • Noticia mais que bem vinda! Ainda mais depois de ter feito um comentário nesta notícia http://eco4planet.com/blog/2010/02/setores-vao-ajudar-a-estruturar-regra-para-o-descarte-de-eletroeletronicos/

  • André Pimentel

    ótima idéia.

  • Cínthia

    Até que enfim um projeto de lei necessário e inteligente!

  • Veio tarde. Agora a maioria dos celulares já utilizam o mesmo encaixe, que é o USB. Mesmo assim há dissidentes, e uma garantia sempre é válida.
    Adoraria ver esta lei expandida para outros eletrônicos como notebooks. Dá pra aproveitar este momento da nova tomada brasileira, e padronizar geral. Uma coisa que gostaria de ver em lei, é eficiência minima exigida para fontes de computador e celular, estes são bons vilões do consumo de energia.

  • A notícia é boa. Mas, peloamordedeus gente, BASTA ESSA HISTÓRIA DE TROCAR DE CELULAR A CADA ANO OU 2 ANOS!!!!!!! São centenas de milhares de celulares/ano que, muitas vezes, vão ser descartados (celulares desatualizados – só pq não possuem badulaques e futilidades desnecessárias tais como MP3, rádio, acesso a internet e outras bobagens – acabam não sendo desejados por quase ninguém, resultado, para onde vão os celulares + antigos???????).

    O importante é NÃO GERARMOS MAIS LIXO DO Q O JÁ EXISTENTE NO ANO.

    Por favor, pensem nisso. Adotem uma postura menos consumista e repassem esta cultura e postura para as demais pessoas. Lembrem-se: NÃO SOMOS O QUE TEMOS, NÃO SOMOS O QUE USAMOS, UM APARELHO CELULAR É UM TELEFONE E É SÓ DISTO QUE PRECISAMOS DE FATO NELE: FALAR.

    Abração a todos e pensem em tudo q falei, por favor.

    • Até concordo com a parte de “não precisamos trocar de aparelho a cada ano ou 2”, mas tbm tem q ver q ñ é todos q fazem isso por futilidade. Muitas pessoas, ainda mais as que trabalham com tecnologia tem q estar conectados a muitos lugares simultaneamente. Então fica um pouco complicado fazer isso caso o aparelho não tenha as “futilidades”.
      Só complementando mesmo.

  • Concordo com o Paulo, enquanto o consumismo estiver tomando conta das pessoas nada vai mudar;
    Temos que adotar uma postura muito mais consciente. Muitas vezes encontro pessoas encantadas com novos aparelhos “Ah, este é lindo, é touch!”, pra que? Outro dia estava em uma roda de amigos, 3 deles me disseram que tinham trocado de celular há pouco tempo e ele já tinha sido encaminhado pra garantia pois o “touch” estava quebrado! Mostrei à eles meu aparelho, bem ultrapassado, mas útil! Pois a tela continua funcionando, os botõezinhos não falham e o mais importante, recebo e faço ligações!

    Vamos minimizar estes impactos consumindo menos! Se continuar com o mesmo celular de ontem, hoje, não precisará nem comprar um carregar universal! =)

    Até!

    • É isso aí, Luiza!

      Meu celular tb é bem antiguinho… MAS FUNCIONA!!! E isso que importa.

      Acho que as pessoas deveriam assistir ao vídeo “A HISTÓRIA DAS COISAS” (http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E) talvez as ajudasse a abrir a cabeça. Muito provavelmente vc já deve tê-lo assistido…

      Quando quiser visitar meu blog, sinta-se à vontade: http://www.lutkenhaus.blogspot.com

      Eu sou sociólogo e faço pós-graduação em Avaliação de Flora e Fauna em Estudos Ambientais.

      Abração a vc e família, Luiza. Excelente 2010 a todos vcs!!! 😉

  • Marcelo Sarubi

    Acho que existem coisas neste paiz muito mais importantes.
    Falta do que fazer senhor deputado ?

  • MARIA AUXILIADORA

    A IDEIA E’MUITO BOA VALEU

  • ricardinhus

    Ja existe um acordo entre as fabricantes de celular para usarem um modelo padrão de carregador! A lei vem para firmar a idéia.

  • Jeison Michel

    Marcelo Sarubi falou: 02.02.2010 12:44
    Acho que existem coisas neste paiz muito mais importantes.
    Falta do que fazer senhor deputado ?

    É eu acho que ele tenq se preocupar mais com a educação mesmo, ainda mais com esse seu português… “PAIZ”?

  • Semina

    Fui obrigado a trocar de celular porque o meu ainda era TDMA. Minha operadora (TIM), extinguiu esta tecnologia. Da ultima troca ainda tenho a nota da compra, de 15/08/20. Só troco de aparelho quando realmente não tem mais jeito. Foi o caso.
    Acho que o consumismo desenfreado é um dos fatores de comprometimento dos recursos do nosso planeta.

    • Semina

      Completando, 2004

      • Bacana sua atitude, Semina!

        Eu também não fico trocando de celular. O meu, modelo Motorola C115, eu adquiri em dezembro de 2005 e não pretendo trocá-lo. Só mesmo se algum dia a TIM vier com essas idéias de que não dá mais suporte para a tecnologia que, atualmente, utilizo, etc. Mas, mesmo assim serei relutante até o último momento.

        Abração e parabéns!

  • Nathália

    Até que em fim heim!!! cada vez que um celular quebra, vão se acumulando os carregadores… Tomara que esse projeto seja aprovado!

  • Uma excelente idéia…

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade