Pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech) podem ter descoberto o Santo Graal de roupas que carregam a bateria de gadgets, graças a uma descoberta recente que poderia produzir microfibra flexível e barata com células solares.

A equipe, comandada por Harry Atwater, diz que as células solares flexíveis usam apenas 1% do silício usado em uma célula solar comum com a mesma produção de energia. Além disso, a célula flexível faz isso com apenas 5% do tamanho de uma célula normal. A base que sustenta os fios de silício, com micrômetros de espessura, também é reutilizável, reduzindo ainda mais os custos de uma possível calça jeans solar no futuro. E, o que é ainda melhor, as células da Caltech são eficientes, refletindo apenas cerca da metade da energia que uma célula “tradicional” de mesmo tamanho.

Então elas são pequenas, flexíveis e baratas. Parece perfeito, mas será que elas funcionam no mundo real? Pouquíssimas delas passaram nesse teste. Bem, se elas não funcionarem, ainda podemos contar com os caras da Sandia Labs, que estão fazendo a mesma coisa que a equipe da Caltech, só que mais bonito (a imagem acima é deles). Enfim, o futuro das roupas com energia solar parece ter luz (ou folhas?) no fim do túnel. [New Scientist via Gizmodo]

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade