Nós alimentamos o mundo
Na foto, uma cena do documentário de Erwin Wagenhofer Nós Alimentamos o Mundo, uma das produções que serão exibidas na mostra/ Foto: Divulgação

 

O Planet.Move começa nesta quinta-feira, dia 12 de março, na cidade de em São Paulo, e vai até outubro de 2009. A mostra internacional de filmes que abordam questões relacionadas ao meio ambiente e globalização passará por nove diferentes cidades em todo o país. Pela primeira vez no Brasil, o festival irá expor produções de todo o mundo que divulgam o desenvolvimento sustentável.

Realizado pela Ecomove International, organização sem fins lucrativos que apoia, promove e distribui materiais audiovisuais Planet.Move 2009com foco no meio ambiente e na sustentabilidade, a mostra reúne dez produções contemporâneas para o cinema e a TV, com ênfase em temas como mudança climática, globalização e seus impactos ecológicos, perda da biodiversidade, agricultura e o problema alimentar.

O diretor da mostra Philipp Hartmann explica que a principal intenção do projeto é pulverizar o desenvolvimento sustentável na sociedade através do audiovisual. Philipp também chama atenção para a situação do país: “O Brasil tem uma fauna e flora muito rica e é preciso preservá-las. Tentamos apontar um caminho que trate do movimento global e desenvolvimento econômico atrelado à sustentabilidade. Hoje em dia não tem como pensar em desenvolvimento que não seja sustentável”.

Serão ao todo dez produções expostas, entre elas, “Herança”, um documentário de Carolina Berger, e “Encontro com Milton Santos – O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, de Sílvio Tendler. As exibições serão acompanhas de discussões e exposições relacionadas ao tema como a palestra da professora Samira Peduti Kahil, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Geólogo Milton Santos
O premiado filme brasileiro Encontro com Milton Santos (foto) será exibido no festival / Foto: Divulgação

A organização Ecomove Internacional

Fundada em 2001, a Ecomove organiza mostras de filmes, implementa projetos educacionais e fornece serviços de apoio. A organização é baseada na reunião de seis renomados festivais internacionais de cinema ambiental e luta pela utilização de produções de alta qualidade como ferramenta essencial à promoção da educação ambiental pelo mundo.

Em 2001, o primeiro Festival Internacional dos Festivais de Filmes Ambientais ocorreu em Berlim. Este ano, a mostra passará por São Paulo(SP), Porto Alegre(RS), Santa Maria(RS), Caxias do Sul(RS), Recife(PE), Goiânia(PR), Brasilia(DF), Curitiba(PR) e Rio de Janeiro(RJ).

Produções exibidas no festival:

  • O Planeta (Suécia, Noruega e Dinamarca)
  • Herança (Brasil)
  • A Grande Liquidação (Alemanha)
  • Urubus têm Asas (Brasil)
  • Entre a meia-noite e o Canto do Galo (Canadá)
  • Encontro com Milton Santos (Brasil)
  • Vida sem Controle (Alemanha)
  • Nós Alimentamos o Mundo (Áustria)
  • Nas Terras do Bem-Virá (Brasil)
  • Os Homens do Lago (Bolívia e Estados Unidos)

Fonte: EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade