China reforça metas de corte de CO2

Wen Jiabao, primeiro-ministro chinês: Acordo de Copenhague estipula como meta limitar o aquecimento global médio a menos de 2 graus Celsius.

A China reiterou sua meta de reduzir o ritmo de aumento das suas emissões de gases de efeito estufa até 2020, como parte dos compromissos assumidos no “Acordo de Copenhague” que expiram domingo.

Na carta, a China promete “se empenhar para reduzir suas emissões de dióxido de carbono por unidade do PIB em 40% a 45% até 2020, em comparação ao nível de 2005”. Isso permitiria que as emissões continuassem subindo, mas num ritmo menos intenso que o crescimento chinês.

Pequim disse na carta também que tentará “aumentar a participação de combustíveis não-fósseis no consumo energético primário para cerca de 15% até 2020, e aumentar a cobertura florestal em 40 milhões de hectares e o volume do estoque florestal em 1,3 bilhão de metros cúbicos até 2020, em relação aos níveis de 2005.”

As metas estão de acordo com valores estabelecidos pela China no ano passado, antes da conferência da ONU em Copenhague.

Muitas outras nações também reiteraram metas existentes para o combate à mudança climática antes do domingo, quando vence o prazo estabelecido em Copenhague para que os governos assumam compromissos formais.

O Acordo de Copenhague, assinado apenas por EUA e um grupo de países emergentes, estipula como meta limitar o aquecimento global médio a menos de 2 graus Celsius.

A carta chinesa, escrita por Su Wei, principal negociador do país para questões climáticas, foi dirigida a Yvo de Boer, chefe do Secretariado Climático da ONU. Su acrescentou que as metas domésticas são “voluntárias por natureza”.

No mês passado, em Copenhague, o primeiro-ministro Wen Jiabao disse à cúpula que seu país poderia até mesmo superar sua meta do carbono. “Qualquer que seja o resultado que esta conferência possa produzir, estaremos plenamente comprometidos em obter e até superar a meta.”

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade