Cinzas do carvão viram concreto ecológico
Bloco de 2268 quilos feito com o geopolímero

SÃO PAULO – Pesquisadores usam as cinzas geradas pela combustão de carvão como matéria-prima para concreto ecológico.

Na Universidade Louisiana Tech, um grupo criou um polímero de concreto inorgânico, ou geopolímero, a partir de um dos resíduos industriais mais abundantes no planeta.

O material feito de cinzas da combustão que pode virar alternativa verde para construção civil, substituindo o concreto convencional que, de acordo com os pesquisadores, é responsável pela liberação de 5% a 8% de todo o CO2 gerado por humanos.

Além de reduzir as emissões, o novo material seria mais durável e resistente, aguentando melhor efeitos da corrosão e de altas temperaturas – ele suporta mais de 1300º C.

Outra vantagem do material seria o fato dele reutilizar um resíduo que, normalmente, seria depositado em áreas de descarte, possivelmente contaminando a região.

Em todo seu ciclo de vida, o geopolímero reduz em 90% as emissões de gases do efeito estufa de comparado ao concreto convencional.

O produto será oficialmente apresentando na Conferência Energy Systems, realizada em 5 de novembro.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade