coletivoverde

Há poucas semanas a Coletivo Verde lançou uma plataforma que pretende repensar a criação e desenvolvimento de produtos através do desenvolvimento colaborativo de produtos sustentáveis. O foco é solucionar três problemas:

  • Dificuldade de encontrar produtos sustentáveis
  • Transparência sobre a real sustentabilidade dos produtos
  • Custo-benefício mais equilibrado

Para Guilherme Negri, um dos fundadores, os produtos sustentáveis são praticamente indisponíveis e possuem pouca atratividade: “O consumo consciente cresce a cada dia, mas quando as pessoas buscam produtos mais verdes simplesmente não os encontram, quando conseguem finalmente achá-los ficam em dúvida se eles são realmente sustentáveis”.

Foi pensando nisso que o grupo criou o Coletivo Verde, como explica o sócio e responsável pelo processo de Cocriação Lucas Malaspina: “Através da plataforma conectamos as pessoas e decidimos juntos todas as características do produto: design, materiais, detalhamentos e até mesmo o seu preço. Através do processo de cocriação é possível viabilizar um produto bacana, sustentável e com um preço justo.”

1

 

Primeira Cocriação

O primeiro projeto do Coletivo Verde é a cocriação de uma coleção de moda sustentável para o Instituto Ecotece, um dos principais institutos fomentadores da moda sustentável no Brasil, com prêmios como o Viva o Amanhã, da Avon e A Cara de São Paulo, da Revista Época. Dentre as atividades do instituto esta o fomento do Projeto Retece que capacita mulheres de baixa renda no ofício de corte e costura.

“É preciso melhorar as características dos produtos para se alinharem as expectativas e desejos dos consumidores e é exatamente isto que estamos fazendo com a cocriação.”, explica Lia Spínola, presidente do Instituto Ecotece.

O projeto da Ecotece já tem mais de 300 colaboradores participando, comentando e enviando imagens. As pessoas podem enviar imagens que ajudam a construir o conceito e o feeling das peças da coleção de moda. Veja alguns exemplos já recebidos pelo Coletivo Verde:

2

 

Colaborando e aprendendo

Qualquer pessoa pode ajudar a definir como será o produto final – não precisa ser especialista em nada, basta enviar sua opinião sobre o produto para influenciar no desenvolvimento.

Nas palavras de Tulio Malaspina, também sócio da iniciativa: “Queremos empoderar as pessoas e valorizar suas escolhas. Nossa intenção é fornecer informações reais sobre como cada decisão é tomada para que, dessa forma, a própria participação na plataforma seja um processo educativo e de aprendizagem sobre os processos produtivos. É uma maneira eficiente de promover o consumo consciente.”

Gostou? Então vá até a plataforma agora mesmo e participe também da cocriação!

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade