Geralmente, quando nós – tipinhos modernos, sensibilizados e ecologicamente corretos – deixamos o computador ligado a noite toda é porque estamos baixando alguma coisa grande. Mas e se os nossos computadores pudessem executar esta tarefa enquanto fica no modo Sleep, economizando assim um bocado de energia?

Cientistas da computação da Universidade da Califórnia em San Diego, junto com a Microsoft Research, desenvolveram este dispositivo USB que chamaram de Somniloquy, que significa de forma apropriada “falando enquanto dorme”. O dongle permite que mantenha o seu computador no modo Sleep, o que economiza um bocado de energia, enquanto continua aparentemente ativo na rede. Assim o seu computador dorme mas você ainda pode baixar arquivos ou receber mensagens de comunicadores instantâneos ou VoIP, e se alguma ação exigir a total atenção do seu computador, o Somniloquy gentilmente o despertará do seu sono.

O dispositivo é na verdade um computador de baixíssimo consumo, completo com SO e memória flash, e essencialmente assume a presença do computador na rede enquanto o computador de verdade dorme. Ele consome algo entre 11 e 24 vezes menos energia que um computador completo, o que gera incríveis economias. Os criadores esperam que a tecnologia seja incorporada às futuras placas de rede, fazendo com que os computadores já saiam de fábrica com esta funcionalidade. Sabe de uma coisa? Também esperamos por isso.

Via PhysOrg via Engadget via Gizmodo

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade