O consumo de energia no Brasil subiu 9,1% em janeiro de 2010 quando comparado com o mesmo mês de 2009, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O aumento foi impulsionado pelo calor em todo o país e pelo baixo índice de consumo do período passado.

Como esse período abrangeu a crise econômica internacional no ano passado, a base de comparação foi baixa, provocando forte aumento no índice do consumo industrial – que ficou 13,2% maior.

No consumo residencial o crescimento também foi grande e ficou em 7,5%. O aumento é o maior já registrado em um mês de janeiro. A justificativa é o calor que provocou maior uso de aparelhos de ar-condicionado e de refrigeração em todo o país. No Rio de Janeiro, em Curitiba e em Vitória as temperaturas ficaram 2 graus Celsius (ºC) acima da média de outros anos.

Na classe comercial, o crescimento do consumo de energia foi de em 8,5%, também influenciado pelo calor do verão.

No último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, disseram que o Brasil está usando mais energia térmica em função do crescimento da demanda. Contudo, os ministros avaliaram que a ativação de usinas termelétricas é normal e que elas devem ser desativadas quando o período de extremo calor passar.

*Via AgênciaBrasil.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade