A poluição marinha coloca em risco uma série de espécies e biomas que são fundamentais para os ciclos da natureza. Agora o que temos é uma verdadeira corrida contra o tempo para reparar os danos causados pela ganância humana. Uma das novidades esperançosas surgiu no nosso país: espuma orgânica – um tipo de polímero, criada no Brasil consegue absorver óleo da água, o que pode resultar na despoluição de rios, mares e oceanos.

Chamada de Fohm.Life, a solução criada pelo colombiano Lauro Cuevas, radicado em terras tupiniquins e morador do interior de São Paulo, é capaz de sanar problemas ambientais causados pela presença de óleo de origem vegetal ou mineral na água. Completamente biodegradável, garantindo que desintegre do meio ambiente em 28 dias, a substância semelhante a uma espuma é obtida a partir de qualquer insumo orgânico que contenha açúcar ou óleo, podendo ser feito com material de descarte, solucionando problemas de produção e garantindo um custo baixo. Com insumos de base fáceis de serem encontrados, a substância consegue ser sustentável desde sua logística até o seu preço final.

A Fohm.Life abre espaço até mesmo para a possibilidade de reutilizar o óleo absorvido pela espuma, que fica concentrado até que se retire da “esponja”. O polímero 100% brasileiro pode ser usado também como adubo orgânico, e pode ser aplicado tanto em pequena escala, no âmbito doméstico, na retirada de óleo industrial descartado, quanto em grande escala, como em manchas de óleo no oceano.

Durante a sexta edição do evento Design Days Dubai, nos Emirados Árabes, o espaço do Coletivo Amor de Madre apresentou a instalação “Absorption”, do designer Marko Brajovic, que fez uso do polímero Fohm.Life para construir uma obra conceitual e poética, ao mesmo tempo expondo as soluções de limpeza que o produto possibilita. O coletivo, que é o único representante da América Latina, reúne trabalhos de designers brasileiros que se utilizam de materiais alternativos e proponham novas soluções sustentáveis e tecnológicas para a área.

O vídeo abaixo demonstra como a espuma atua:

por Brunella Nunes, do Razões Para Acreditar em EcoD

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade