cristo redentor - rj

O Cristo Redentor deverá receber iluminação LED em 2011 / Foto: Cyro A. Silva

No dia 1º de março, não é só o aniversário da cidade que o Rio de Janeiro poderá celebrar. É também a nova iluminação do símbolo e cartão postal do país, o Cristo Redentor, que deverá ter 300 luzes LED.

Além da parte sustentável desse tipo de iluminação, a novidade é que as luzes deverão ser acesas pelo Papa Bento XVI no Vaticano ou onde ele estiver no mundo. Isso porque a programação e o acionamento das luzes poderão ser feitos com apenas um toque no celular, controle remoto ou via internet.

De acordo com reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar Raposo, o consumo de energia diminuirá em 80% do atual e, com isso, terá menor impacto ambiental.

Outra vantagem é que as luzes LED tem validade de dez anos e o sistema em questão disponibiliza flexibilidade de cores; o que significa que não será necessária a instalação de projetores especiais em caso de campanhas que trocam a iluminação do monumento.

papa bento xvi

O Papa Bento XVI poderá controlar a iluminação através de um celular em qualquer lugar do mundo / Foto: J. Caetano

“Será possível fazer projeções de maneira mais ágil já que o projeto é moderno e claro, ecológico. Acabou o desperdício de energia”, disse dom Orani Tempesta, da arquidiocese do Rio, ao R7.

Padre Omar acredita que a nova iluminação “representará ainda mais o maior referencial turístico da cidade, principalmente numa época em que nos preparamos para receber tantos eventos internacionais importantes”, disse à Agência Brasil.

No ano o qual a estátua completa 80 anos, a Arquidiocese do Rio, a prefeitura e a empresa alemã Osram decidiram dar um exemplo de sustentabilidade e tecnologia e fazer um acordo de revitalização do Cristo. Além da iluminação, toda a estrutura do monumento, como a escada de acesso, estacionamento e instalações elétricas, será revigorada.

Haverá também o monitoramento por câmeras durante 24 horas, para garantir a segurança do sistema e manutenção.

A decisão final de aplicar as luzes LED no Cristo Redentor ainda não foi tomada, porém, segundo a Arquidiocese do Rio, ela deverá ser anunciada nas próximas semanas. Os custos do serviço não foram revelados. [EcoD]

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade