Borra de café na horta

Relembre das aulas de química da escola e coloque em prática todo o conhecimento para montar uma horta sustentável com itens que provavelmente estão na prateleira de casa. Assistir a um vídeo aula de química pode desmistificar o uso de algumas substâncias que são facilmente encontradas a um preço aceitável e a compreensão de elementos químicos vai auxiliar na manutenção da horta, combate a pragas e desenvolvimento das plantas, sem recorrer a produtos tóxicos.  

Já falamos bastante sobre ingredientes da nossa-cozinha-de-cada-dia que servem como repelentes naturais contra insetos, mas temos outras dicas:

Borra de café: Excelente para cultivo de cogumelos, a borra de café que muitas vezes vai para o lixo, é um excelente adubo e repelente de formigas. Rica em nitrogênio, basta misturar com terra e aplicar no canteiro. Azaleias e dentes-de-leão florescem com mais frequência quando são adubadas com café.

Pó de gesso: Facilmente encontrado em reformas, o pó de gesso é muito usado para polir pedras como granito e porcelanato, e também é aplicado na agricultura para manter a umidade do solo, retendo os nutrientes nas raízes e ajudando no desenvolvimento das plantas. Ele tem também a função de inibir o surgimento de formigas e outras pragas.

 

Casca de ovo: Outra matéria orgânica que vai pro lixo é a casca de ovo, rica em carbonato de cálcio, excelente para a adubação orgânica da horta e correção de solos ácidos. O cálcio também é indispensável para o metabolismo vegetal pois está presente na formação das paredes celulares e ligado diretamente ao desenvolvimento estrutural de folhas, caule e raízes. Impede que as folhas amarelem e auxilia na retenção de elementos vitais presentes no solo. Basta secar a casca no forno por alguns minutos e triturá-la no liquidificador, formando uma farinha que pode ser aplicada diretamente no solo.

Adubo para horta orgânica

 

Vinagre e detergente: Para liquidar com as ervas daninhas, basta pulverizar uma solução de vinagre (5 litros), água (2 litros), detergente líquido (200 ml) e sal grosso (1 colher) em dias secos, para que a solução reaja por mais tempo na planta.

Água sanitária: Aplique uma solução de água sanitária na proporção 5/1 de água diretamente no olho do formigueiro para matar o fungo que alimenta as formigas. Aplicar diariamente até eliminar.

 

E mais, você pode fazer plantios combinados em que uma planta auxilia a outra no controle de pragas. Confira a lista:

 

Alecrim: repelente de pragas da couve e da cenoura. Pode ser plantada próxima da sálvia.

Alfavaca: não deve ser plantada próxima da Arruda, repele moscas e mosquitos.

Alho: repelente de pragas do tomate.

Anis: afasta traças.

Capuchinha: repelente de nematoides e insetos.

Citronela: repelente de vários insetos.

Coentro: afasta pulgões e ácaros.

Gerânio: controle de vários insetos.

Hortelã: excelente bordadura de canteiros, espanta ratos, formigas e borboleta-da-couve.

Losna: afasta animais da horta.

Manjericão: repelente de moscas e mosquitos.

Sálvia: afasta a mariposa do repolho.

Tagetes: eficiente contra vários insetos e nematoides.

Tomilho: Repelente para borboleta-da-couve.

 recicla, pratica o consumo sustentável e anda de bicicleta. É analista de SEO do Grupo WTW e escreve para o blog www.viajareupreciso.com.br
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade