decoração-sustentável

A sustentabilidade é um assunto em pauta até quando se fala em decoração. As vantagens da decoração ecologicamente correta vão muito além de móveis arrojados e que deixam o ambiente mais bonito, esses itens também oferecem economia para o bolso dos interessados.

Acima de tudo, optar por uma decoração sustentável é preocupar-se com as próprias ações e evitar que elas gerem impactos hoje e nas próximas gerações.

Não é preciso comprar novos móveis sempre, muitas pessoas decidem reaproveitar e reutilizar o que já possuem em suas casas, por exemplo. Quem já conhece os 3R’s da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar -, pode colocar em prática essas ações e escolher adequadamente os itens para os ambientes que precisam ser decorados.

O fator reduzir no caso da decoração começa com a diminuição do consumo. Os itens que pretende ter na sua casa são realmente necessários?

Reaproveitar móveis é sempre um bom caminho. Aquele sofá que você já tem pode ser repaginado, aquela mesa que sua mãe vai jogar fora e a poltrona que seu amigo não quer mais também.

Segundo Agente imóvel, os novos compradores já mostram preocupação com o meio ambiente desde a compra ou aluguel da casa, pois prezam por ambientes que aproveitam a iluminação natural e proteção de áreas verdes.

Um exemplo disso são os telhados verdes que são compostos de vegetação gramínias e/ou arbustos. Esse tipo de cobertura favorece a absorção da luz solar, reduzindo as ilhas de calor e melhorando a qualidade ambiental de um determinado lugar – na França já são obrigatórios!

Os telhados verdes ainda permitem que a temperatura da casa durante dias muito quentes se tornem amenas, diminuindo a necessidade de ar-condicionado e outros itens que consomem energia elétrica.

O uso de iluminação LED também é importante para a casa sustentável. Essa tecnologia veio para substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescente. A iluminação LED consume bem menos que as demais e não possui metais pesados em sua composição.

Para pintar os ambientes, já estão disponíveis no mercado as tintas ecológicas. Elas são fabricadas sem componentes sintéticos, apenas matérias-primas naturais. Um exemplo disso é a pintura por meio de Caiação, que ainda tem um custo bem menor que as tintas convencionais.

Há muitas opções de decoração verde, mas nem sempre são confiavéis. Por isso, lembre de consultar os selos e certificações verdes dos produtos no mercado.

Imagem via Liderança HD
 :)
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade