Degelo ameaça 25% da população mundial

SÃO PAULO – Um quarto da população mundial está ameaçada com inundações em consequência do degelo do Ártico.

As informações constam em um estudo publicado ontem pela organização dedicada à conservação da natureza, WWF, ou Fundo Mundial para a Vida Selvagem. Segundo o relatório, em 2100 o nível dos oceanos terá aumentado mais de um metro e colocará em perigo a população que morar em regiões litorâneas.

No comunicado da organização, o chefe de política climática do WWF Suíça, Patrick Hofstetter disse que “atualmente, o Ártico se aquece duas vezes mais rápido que o resto do planeta, o que é uma ameaça para a Terra”.

Segundo o relatório, o planeta entrou em um ciclo vicioso. Na medida em que a extensão de gelo nas calotas polares diminui, aumentam a superfície dos oceanos e a quantidade de energia solar absorvida. Com isso, as temperaturas aumentam ainda mais.

O degelo libera ainda grandes quantidades de metano, um dos gases causadores do efeito estufa, que antes estavam “aprisionados no gelo”.

“Esta espiral perigosa só poderá ser rompida se reduzirmos muito as emissões de gases de efeito estufa e mantermos o aquecimento global abaixo dos 2ºC”, disse Hofstetter, e completou: “Para isso, os países industrializados precisarão reduzir em pelo menos 40% as suas emissões de CO2 até 2020”. É exatamente sobre essa possibilidade que representantes dos países das Nações Unidas conversarão durante a Conferência de Copenhague, em dezembro.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade