mcpackaging.JPG
As embalagens são feitas com papel reciclado e biodegradável/Fotos: Divulgação

Sabe aquelas embalagens que são usadas para transportar nossos lanches nas lojas de fast food? Pois bem, saiba que essas sacolas e caixinhas são grandes fontes de acúmulo de lixo e de extração de matéria prima para sua fabricação. Mas a criação do design Andrew Millar pode acabar (ou amenizar) esses problemas. A idéia consiste em produzir embalagens biodegradáveis feitas com papel reciclado.

Para criar o design dessa embalagem, Millar teve que frequentar os restaurantes da rede McDonauld´s observando e tomando notas da relação entre os consumidores e as embalagens dos lanches. Durante esse processo, o jovem design notou que os compradores costumavam rasgar e jogar as sacolas no lixo e decidiu criar uma embalagem diferente daquelas. Essa possui divisórias que mantêm os itens separados no seu interior e é toda produzida em papel reciclado e biodegradável, muito mais eco-friendly.

mcpackaging3.JPG
Elas ainda possuem divisórias que mantêm o lanche separado.

E a preocupação não é à toa. Em todo o mundo são consumidos anualmente mais de dois bilhões de hambúrgueres, cada um deles embalado em recipientes de papel revestidos de plástico. Essas embalagens acabam no lixo em menos de cinco minutos de uso, o que significa lixo, muito lixo.

Estudos recentes mostram que apenas 30% das embalagens da rede mundial de fast food são fabricadas com material reciclado. Isso colabora com a emissão anual de dois milhões de toneladas de CO2 da qual a empresa é responsável.

“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos, encorajando os bons hábitos ao invés de forçá-los”, defende o design em seu site. Para ele, a chave para a sustentabilidade é prestar atenção na cadeia produtiva e eliminar os aspectos geradores de resíduos.

mcpackaging2.JPG
“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos”, afirma o criador da embalagem.

“Nós precisamos defender a redução e a reutilização no lugar da reciclagem”, afirma. Millar diz ainda não ter apresentado o projeto à companhia. Mas se depender do discurso sustentável do Mc Donald´s e das boas intenções do design, a embalagem tem tudo para fazer sucesso.

*Com informações do Inhabitat, retirado de EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade