Imagine poder queimar calorias e ainda ajudar a produzir eletricidade para sua cidade? Essa é a intenção do Green Wheel – conceito do designer Nadim Inaty. O projeto consiste em uma máquina de exercícios, semelhante a uma esteira elétrica, que converte a energia cinética produzida pelos corredores em eletricidade.

De acordo com Inaty, que teve seu projeto selecionado para Creative Diary (concurso que oferece bolsas de estudo para o prestigiado Istituto Europeo di Design), há uma enorme falta de conhecimento na sociedade sobre a quantidade de energia que consumimos e o que é necessário para produzi-la. “Temos uma necessidade urgente de educar o cidadão sobre as possibilidades de fontes de energia mais sustentáveis”, diz.

Ainda segundo o autor do projeto, o Green Wheel poderá ser instalado em áreas públicas e as pessoas poderão ser incentivadas a doar seu momento de exercício por uma causa nobre. Diversas máquinas estarão conectadas a uma central de armazenamento, que irá fornecer a energia gerada para a iluminação pública e semáforos da cidade.

Segundo Inaty, cada 30 minutos de corrida no Green Wheel poderá gerar 120 Watts de energia – o suficiente para manter uma lâmpada fluorescente acesa por cinco horas, carregar 12 vezes um celular, ligar um notebook por duas horas e um desktop por uma hora.

Mais do que apenas produzir energia, o designer conta que pretende fazer do projeto “uma campanha de conscientização permanente e uma ferramenta de marketing para uma forma de pensar verde sobre a nossa abordagem para uma cidade sustentável”.

 

 

Via EcoD | Imagens: Divulgação

  • Imagine uma academia inteira de aparelhos assim! Educação Física para salvar o mundo!

    • Sidney Alves

      aqui no brasil eu não confio muito mas em outros países as academias/companhias de eletricidade podiam até dar um desconto no pagamento pela energia gerada

  • Nós consumimos, nós devolvemos. Perfeito!

  • Sidney Alves

    parece aquela coisinha que o hamster da minha prima fica correndo o dia todo *-* -n

    • Sidney Alves

      bem que poderiam colocar um gerador naquela coisinha, o hamster corre o dia todo, da pra carregar pelo menos o celular

      • kassio

        bem que poderia colocar um pra vc correr o dia todo
        coitado do hamster, alem de aprisionar o bixinho agora quer torna-lo um escravo?

  • Mauricio

    Mais um "conceito de design" lindo e fantástico no papel. O que a gente precisa de algo prático. Porque não implementar sistema parecido nas esteiras de academias, nas bicicletas ergométricas? Tem que fazer um super design com idéias mirabolantes para isso? Isso é ridículo. Muito design para pouca sustentabilidade.
    Que belas imagens e bela mensagem… mas o projeto não mostra os cálculos e a engenharia necessária para gerar energia nesse sistema. Dínamos geram pouca energia e o armazenamento teria que ser local. Como conectar com outras redes sinais de tão baixa tensão e corrente??? A energia é perdida nos cabos, por isso que os fios na cidade são chamados de ALTA TENSÃO, para evitar perdas é necessário aumentar a tensão, caso contrário precisaríamos usar cabos de diâmetro gigante. Chega de bobagens como essa, o que a gente precisa é de solução.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade