Já sabemos que o óleo de banana serve pra tirar esmalte. Agora uma pesquisa mostrou que a parte “mais descartável” da banana pode ajudar a despoluir os rios.

A pesquisa da doutorando em química Milena Boniolo levantou dados mostrando que, só na Grande São Paulo, os restaurantes jogam cerca de 4 toneladas de cascas no lixo, por semana. A partir disso ela procurou algo que poderia ser feito com essas cascas e viu a possibilidade delas serem utilizadas para despoluir a água que contenha metais pesados.

Como? Simples: Aprendemos que, ao menos na química, os opostos se atraem e a casca possui moléculas carregadas negativamente, já os metais pesados tem carga positiva. Então, quando a casca é colocada na água os metais são atraídos pra junto dela.

Pra isso acontecer a casca precisa passar por um processo preparador: Em uma assadeira, as cascas ficam expostas ao sol por, mais ou menos, uma semana. Depois são trituradas e, aí sim, essa “farofa” é jogada na água.

A pesquisadora diz que são necessárias 5 mg da tal “farofa” pra despoluir 100 ml de água. O processo deve ser repetido algumas vezes para chegar ao nível mais alto de limpeza.

Essa pesquisa está procurando patrocínio para ser produzida em grande escala.

Via Planeta Sustentável

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade