Cientistas cariocas criam produto que ajuda na limpeza de derramamentos de óleo em rios, lagoas e no mar

Uma interessante novidade acaba de ser criada nos laboratórios do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os pesquisadores cariocas desenvolveram um detergente que deve se tornar uma ótima arma contra a poluição causada por derramamentos de óleo no mar, rios, lagos e lagoas ou pelo rompimento de oleodutos em terra. O novo produto de limpeza é biodegradável e tem propriedades que o tornam capaz de eliminar as manchas de óleo.

Produzido a partir de fontes renováveis de carbono, o detergente ecológico, além de limpar as manchas de óleo em água e terra, também pode reduzir a contaminação e os impactos que esse tipo de problema causa no meio ambiente. A pesquisa, iniciada há cerca de 10 anos, é inédita e obteve resultados que satisfizeram os cientistas. Entre os planos da equipe responsável pela criação do produto está a produção em escala industrial.

O produto é obtido a partir de um processo de fermentação das bactérias Pseudomonas sp, que usam moléculas de carbono para dar origem ao detergente biodegradável. Originárias de poços de petróleo, essas bactérias têm como única forma de sobrevivência o consumo das cadeias orgânicas do petróleo. Daí, o poder detergente que essas moléculas, após manejadas em laboratório, têm na limpeza de manchas de óleo em diversas superfícies.

*Via PlanetaInteligente.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade