humanidade  precisa ter mais consci�cia para com o planeta
Humanidade precisa ter mais consciência para com o planeta/Foto: davesag

Este 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada durante a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, no qual estiveram reunidos representantes de 113 países e 250 organizações não governamentais. O objetivo principal da celebração é despertar a atenção dos países e respectivas populações para a importância da preservação ambiental.

O meio ambiente é definido como o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Embora o senso comum o associe unicamente as espécies da fauna e flora, ele também abrange os seres humanos, uma vez que somos parte integrante da natureza.

Responsabilidades

Nesse sentido, adotar princípios e práticas de responsabilidade social, ambiental e econômica é uma tarefa que deve envolver cada indivíduo, organizações e governos. Pode até parecer utópico, mas iniciativas simples como reduzir o consumo de água e energia, além de implantar um sistema de coleta seletiva de lixo são capazes de fazer a diferença. Defendemos que o despertar para uma sociedade ambientalmente responsável precisa começar por nós.

As empresas, por sua vez, podem contribuir com o meio ambiente ao investir em projetos de desenvolvimento sustentável, principalmente nas regiões onde atuam e, consequentemente, causam maior impacto. Os governantes têm a obrigação de considerar os riscos ambientais que o mundo corre por conta da ação humana, no momento em que negociam possíveis soluções e batem o martelo para ratificá-las.

Tragédia

Este Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado, sem dúvida, pela tragédia da explosão da plataforma de petróleo da empresa British Petróleum (BP), ocorrida em 20 de abril, no Golfo do México, a cerca de 80 quilômetros da costa do estado da Louisiana (EUA), quando 11 pessoas morreram e a biodiversidade da região passou a ser ameaçada pelo vazamento. Recentemente, a Casa Branca designou uma comissão para investigar o caso. Na quinta-feira (3), os robôs submarinos da BP conseguiram serrar com sucesso a tubulação pela qual o óleo vaza. Agora, a companhia tentará instalar uma cúpula e desviar o petróleo para a superfície.

“A nossa atividade (humana), fruto de um modelo equivocado de desenvolvimento, está colocando em risco a nossa própria capacidade de sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta – conhecida como “biodiversidade” – que nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito outros elementos fundamentais para nossa vida, está seriamente ameaçada”, observou o diretor presidente do Instituto EcoD, Isaac Edington.

De fato, a biodiversidade mundial sofre cada vez mais os impactos severos das mudanças climáticas, da pesca predatória, da disseminação de espécies invasoras, do desmatamento e do consumo de recursos naturais (como água e solo) por uma população global cada vez maior e mais consumista. Só para se ter ideia, já são cerca de 18 mil espécies ameaçadas de extinção (eram 11 mil há oito anos), segundo estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Transformação e atitude

Em que pese a realidade complicada que o mundo enfrenta atualmente, este Dia Mundial do Ambiente pode ser o marco para uma verdadeira mudança de nossa relação com o planeta. Agir de forma consciente, exercer a cidadania, economizar no consumo de recursos naturais e contribuir com a preservação da natureza são atitudes que podem integrar o cotidiano de cada um de nós. Se cada pessoa cumprir eticamente com tais responsabilidades, certamente as gerações atuais e futuras poderão habitar em um ambiente com mais qualidade de vida e sustentabilidade.

Faça a sua parte!

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade