Ok, vamos resumir: nos meses quentes feche as janelas das direções Leste e Norte. No inverno deixe o sol entrar. Por quê?

De forma geral podemos considerar que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste, desta forma o sol entra pelo Leste de manhã e pelo Oeste de tarde (a posição efetiva varia, porém tais indicações servem como regra básica). O Sol se mantém alinhado à linha do Equador (mais uma vez, de forma geral), por isso no hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, o Sol entra durante todo o dia pelo Norte.

Assim, mantendo as janelas Leste e Norte fechadas você reduzirá a entrada de raios solares e consequentemente calor, recebendo iluminação pelas direções Oeste e Sul, por onde os raios solares entram apenas pela tarde quando sua casa inevitavelmente já estará mais aquecida.

Ei! Não feche todas as janelas a menos que goste de fungos, bactérias e outras coisinhas que farão sua saúde ir pro espaço. Já diz o ditado popular que “casa onde não entra sol entra médico” e não há dúvidas, o sol evita a umidade que se tornaria ambiente propício para a proliferação de micro-organsismos dos mais diversos.

E no inverno, bom, no inverno não há dúvidas, deixe o sol entrar por todos os lados e aquecer sua casa. Não apenas pela saúde mas também porque assim você utilizará menos equipamentos de aquecimento e consequentemente utilizará menos energia elétrica, poluindo menos e economizando na conta ao final do mês.

Fonte: Wikipédia e Departamento de Energia dos E.U.A.

 :)
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade