bike-1.jpg

Foto: Tomas Barrios

Não é novidade que deixar o carro na garagem e optar pela bicicleta é mais do que uma atitude sustentável, é algo que faz bem para o corpo e para a mente. As bikes despontam como o meio de transporte mais econômico e ecológico, já que, ao contrário dos automóveis, não lançam toneladas de gases poluentes na atmosfera e são muito mais baratas.

E se você se motivou a começar a pedalar, deve ficar atento a alguns detalhes importantes. São ações simples como checar materiais de segurança ou ficar atento ao trânsito: atitudes que fazem diferença tanto para quem está nas bikes como para motoristas e pedestres.

Comece

Se você não está em forma, mas está pensando em trocar o carro pela bicicleta, chegou a hora de deixar a preguiça para lá. Marque uma consulta com um médico para averiguar a saúde física, treine em pequenos trechos e não desista.

Equipamento

Depois de iniciado, não se esqueça de prestar atenção nos artigos de segurança. Antes de sair para pedalar confira pneus, freios, rodas. Verifique se tudo está em ordem. Não deixe o selim muito baixo, o joelho deve ficar levemente flexionado quando o pedal estiver na posição mais baixa.

Além disso, atente para os equipamentos de segurança. O capacete é o seu maior companheiro de pedaladas e luvas e óculos podem te ajudar a tornar o percurso mais tranquilo.

Outra dica é levar sempre consigo uma câmara de ar reserva, bomba de encher pneus, kit remendo, chaves compatíveis com sua bike e uma garrafinha com água.

Faça-se visível

À noite o ciclista deve redobrar a atenção no que diz respeito à segurança pessoal. Por isso, use roupas próprias para pedalar, de preferência com cores vivas. As vestimentas podem ser compradas em lojas específicas para esportes.

As roupas coloridas não são o bastante. Use o pisca – pisca traseiro, farol ou sinalização refletiva. Além disso, sinalize com gestos suas intenções de manobras.

Você e os outros

Não se esqueça que o ciclista faz parte do trânsito e tem seus direitos. Os carros devem, por lei, manter uma distância de 1,5 m no mínimo. Você tem direito à faixa. Para evitar atritos, evite disputar com os automóveis e seja sempre gentil, afinal, se irritar nunca vai resolver os problemas.

A regra da distância também vale para os ciclistas. Não pedale colado aos veículos. Esteja sempre pronto para frear e tome cuidado com o chão liso.

Siga o fluxo do trânsito, ande em linha reta, sem zigue – zague. Isso facilitará a sua relação com o motorista. Outro detalhe importante: perceba a intenção dos motoristas. Fique atento aos veículos que podem surgir de repente de uma rua ou entrar rapidamente em sua frente.

Redobre a atenção

Nada de fones de ouvido, eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir sua bicicleta defensivamente. O mesmo vale para celulares.

Cuidado ao passar por carros estacionados: as portas podem abrir de repente e causar acidentes. Redobre a atenção também em cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.

O ciclista deve transmitir segurança aos outros. Por isso, nas descidas, não deixe a bike correr demais, fique atento com as mudanças de piso. Quando for atravessar a rua, desça da bicicleta e ande com ela ao seu lado, empurrando.

Com essas dicas você está pronto para sair de casa e ir a compromissos em cima das magrelas: uma opção mais sustentável, divertida e saudável para encarar as ruas.

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade