Porque jogar fora bens materiais que não precisa mais se ainda pode ser útil para outras pessoas? Esse é o lema do projeto sem fins-lucrativos DOU.pt, um site português disponibilizado pela “ESCALA – Associação para o Desenvolvimento Sustentável”, focado na oferta e procura de bens reutilizáveis.

O programa, que surgiu em fevereiro de 2011, é formado por voluntários na faixa etária entre 24 e 35 anos, das mais variadas áreas. A ideia é transformar a reutilização em uma prática comum na sociedade.

O site possui diversos departamentos como áreas de bebês, arte e entretenimento, casa e jardim, eletrônica, informática, livros, veículos e vestuário. Todos eles com diversos itens a espera de um novo dono, ou a espera de novas doações.

De acordo com os organizadores do projeto, o DOU.pt tem potencial para atingir a auto-sustentabilidade e então criar novos postos de trabalho. Sua natureza não lucrativa irá possibilitar que todas as receitas adicionais sejam reinvestidas na melhoria, expansão e divulgação do projeto.

Como funciona

No DOU.pt o interessado poderá afixar anúncios públicos de doação de seus produtos bem como manifestar interesse em receber bens colocados por outros utilizadores.

Para participar é preciso criar uma conta com um e-mail válido ao qual o interessado tenha acesso livre e regular.

Para doar basta afixar uma doação e para receber basta pesquisar as doações em curso. Assim que for feito um ou mais pedidos o doador pode escolher o receptor. As pessoas podem então se comunicar por mensagens privadas e acertar a entrega.

Quando teremos um similar no Brasil?

 

via EcoD

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade