Foto do Parque Nacional de Itatiaia. Fonte: Rodolpho Oliva em Olhares.com

É fato que a vida urbana está invadindo cada vez mais o estado natural dos ecossistemas, e com isso as áreas naturais protegidas além de dependerem dos seus defensores também dependem muito do interesse dos visitantes para continuar seus trabalhos de conservação.

Vem daí o Ecoturismo, uma maneira excelente de unir o útil ao agradável, permitindo o passeio por locais de grande  riqueza natural e ao mesmo tempo vislumbrando a conservação do meio ambiente. No entanto, apesar desses lugares serem protegidos por lei, a maioria dos Parques está cercada por áreas que não são unidades de conservação, sofrendo constantes ameaças e pressões.

Existem inúmeros parques ecológicos no Brasil como o Parque Nacional de Itatiaia, local que dispõe de muitos atrativos como duas opções de escaladas bastante procuradas por aventureiros, principalmente no outono e no inverno, quando apesar das temperaturas baixas, o clima seco facilita as caminhadas e a subida.

Fonte: Libreria

Seu relevo montanhoso abrange as encostas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o Estado do Rio de Janeiro e que dá origem a penhascos. São várias opções de caminhadas, banhos, cachoeira e bons mirantes. A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia permite belas vistas da serra e do Vale do Paraíba, enquanto a parte baixa oferece possibilidades de passeios pela mata e encontros com animais.

Parque Nacional de Itatiaia - MG

A sua disposição estão: Centro de Visitantes (museu com informações sobre fauna e flora da região, com animais empalhados e uma pequena biblioteca), Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu da Noiva, Três Picos, Abrigo Rebouças, Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruoca, Pedra do Altar e Abrigo Massena.

Na sua flora, destaque para os jequitibás, as quaresmeiras, os cedros e as samambaias, que são abundantes principalmente nas proximidades de riachos e cachoeiras. Nos Campos de Altitude a flora é formada principalmente por gramíneas como os bambuzinhos, bromélias, musgos e orquídeas.

A fauna da parte baixa é mais rica uma vez que a mata propicia mais abrigos para mamíferos, como o caxinguelê, a paca, o quati e até algumas espécies de maior porte como a anta. A diversidade das aves também impressiona. Os beija-flores chamam a atenção do visitante pela variedade e quantidade: colibri, beija-flor-de-fronde-roxa e beija-flor-preto-e-branco, entre outros.

Além destes, podem-se ver tucanos-de-bico-verde, coloridas saíras e guachos com seus ninhos pendurados nas árvores. Na parte alta, pequenos ratos-do-mato aparecem pelos campos, e os cachorros-do-mato são relativamente comuns, assim como alguns gaviões.

Parque Nacional de Itatiaia

Regras básicas de comportamento:

  • Nada se leva de um parque: animais, plantas, rochas, frutos, sementes e conchas encontrados no local fazem parte do ambiente e alí devem permanecer.
  • Caçar, pescar e molestar animais silvestres é crime previsto em lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural.
  • Entrar no parque com animais domésticos pode causar problemas como a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural.
  • Nada se deixa em um parque. Todo lixo deve ser recolhido e colocado nos locais apropriados.
  • As áreas de visitação pública são restritas e, normalmente, possuem horários definidos.

É bom se prevenir:

  • O sol da montanha exige chapéu e protetor solar.
  • Leve sempre algo na mochila para comer. Frutas, sanduíches e barras de cereais são algumas sugestões de alimentos nutritivos.
  • As caminhadas longas exigem hidratação constante. Tenha sempre uma garrafa com água na mochila.
  • Um calçado confortável para caminhar (tênis ou botinha) é item obrigatório.
  • Para as caminhadas mais longas, procure sair com um guia local ou com um bom mapa da trilha. Evite caminhar sozinho e utilize sempre as trilhas existentes.
  • Em caso de neblina espessa, procure se manter na trilha. Na dúvida, pare e espere a visibilidade melhorar.
  • A época de estiagem corresponde aos meses de junho a setembro, melhor temporada para visitar o Parque Nacional do Itatiaia.

Ao visitar um parque, caso tenha alguma denúncia ligue para a Linha Verde Ibama: 0800-618080, ou pela internet: www.ibama.gov.br

 

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade