algas

As algas marinhas trazem vários benefícios à saúde e estão na lista dos dez alimentos mais saudáveis do mundo. Além disso, possuem um vasto potencial para energético – já foi até criado um sistema que usa algas para gerar energia enquanto filtra água.

Mas agora parece que essa tecnologia pode eclodir no mercado. Uma empresa em Nevada (EUA) encontrou uma forma de transformar o combustível fornecido por algas em algo lucrativo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Eles dizem que é possível produzir tanto biocombustível quanto água potável utilizando o esgoto.

As algas serão cultivadas no esgoto e, segundo a empresa norte-americana, os resíduos de carbono funcionam como fertilizantes.

Por meio de uma “liquefação hidrotermal”, as algas e outros sólidos encontrados no esgoto serão aquecidos e irão gerar um líquido semelhante ao petróleo. Ao adicionar hidrogênio, é produzido o combustível diesel.

Desafios

Por ser um processo que, apesar de possivelmente rentável no futuro, ainda é custoso e muito trabalhoso, ainda não houve investimento suficiente para que a tecnologia já possa ser usada em larga escala no mercado.

No entanto, além de ser uma alternativa às fontes de energia fósseis, caso dê certo, o processo remove mais carbono da atmosfera do que causa quando o combustível é queimado, e isso tudo ajudaria a amenizar os problemas climáticos e a falta de água também.

EcoD via eCycle

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade