Coca-Cola, PepsiCo, McDonald’s e Unilever criaram, juntos com o Greenpeace e a ONU, o programa “Refrigerants, Naturally!” (“Refrigerantes, Naturalmente” em tradução livre) que visa retirar os gases fluorados utilizados na refrigeração das bebidas.

Os gases nocivos à camada de ozônio (F, CFCs, HCFCs e HFCs) estão sendo substituídos por substâncias naturais, como amônia, hidrocarbonetos e o dióxido de carbono.

O esforço é compreensível quando a estimativa diz que os HFCs, utilizados nas redes de comércio, têm um impacto no aquecimento global que pode chegar a até mil vezes mais que o gás carbônico.

A iniciativa já conseguiu um prazo: Até 2015 todo o setor de varejo se comprometeu a mudar a tecnologia de refrigeração.

 

Via EcoD

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • euu

    E o que eles vão fazer com o gas?? Destinação correta, reutilização? Soltar no ambiente é que não rola, né??

  • As empresas não tem estoques de gás para "soltar no ambiente", elas extraem da Natureza para usar nos sistemas de refrigeração, basta parar de extrair.

  • Próximo passo seria tornar os refrigerantes menos nocivos a nós, também. Gostei da iniciativa.

    • brenda

      uahusauhsua , com certeza !

  • JaPaGiRl

    Iniciativa muito bacana, tomara que empresas locais como a AMBEV entrem na iniciativa

  • Matheus

    E todas as substâncias, que, pela qual eles pretendem substituir, também são nocivas, Amônia é cancerigena, hidrocarboneto é um dos piores gases que existem, extremamente tóxico, e dióxido de carbono não precisa nem dizer! substitui um péssimo, por um horrível Uau! que inciantiva!

  • Matheus

    As unicas substâncias que eles citaram realmente que não são nocivas para todo o meio, é a água, e o ar. O resto, pff! infelizmente é ridiculo!

  • Matheus

    Porém, se as máquinas fucionarem, retirando as substâncias como o propano, o isobutano, o hidrocarboneto, a amônia, e o dioxido de carbono, do ar do ambiente do qual as máquinas estarão, para ai sim refrigerar, serias mais interessante! =)

  • Joao Pedro

    Muito boa a campanha, ela deveria valer para todos e para sempre

  • Bianca

    os CFCs não causam o efeito estufa, mas a destruição da camada de ozônio. Se eles os diminuírem, o "buraco" na camada de ozônio vai começar a diminuir, e isso vai ser ótimo contra os raios ULTRAVIOLETAS, que causam o câncer… mas a amônia e o gás carbônico são gases do efeito estufa, ou seja, eles retém os raios INFRAVERMELHOS, que aquecem a atmosfera. Tem uma diferença. Eles vão diminuir a degradação da camada de ozônio, mas vão aumentar o efeito estufa. Cuidado, gente, eles querem passar a imagem de mocinhos, dando informações incompletas. Mas é isso mesmo que tem que ser feito? Melhorar uma coisa pra piorar outra? Aposto que se abrissem mão de uma pequena parte do lucro bilionário que têm conseguiriam balancear soluções pros dois problemas.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade