energia e�ica  registra crescimento no continente europeu
Em 2009 foram gerados 10 gigawatts através da nova capacidade instalada de energia eólica, contra 7 das novas usinas de gás/Foto: blackheartking.com (xtyler)

A quantidade de energia gerada este ano por novas turbinas eólicas na União Europeia será a mesma daquela produzida por novas usinas movidas a gás, de acordo com a Associação Europeia de Energia Eólica, um grupo ligado à indústria.

“É muito cedo para dizer se haverá, a exemplo dos últimos três anos, mais capacidade instalada de energia eólica do que das outras tecnologias geradoras este ano, mas está claro que a energia eólica estará competindo pelo primeiro lugar com as novas usinas movidas a gás”, afirmou ao jornal The New York Times o chefe executivo da associação, Christian Kjaer.

As usinas de gás natural ultrapassaram as instalações eólicas na Europa em 2006, com 20 gigawatts de nova capacidade instalada comparados a 9 giga, de acordo com os relatórios da associação. Mas a distância ficou mais estreita no ano seguinte e, por volta de 2008, a capacidade instalada de energia eólica ultrapassou a das usinas de gás pela primeira vez.

Em 2009 foram gerados 10 gigawatts através da nova capacidade instalada de energia eólica, contra 7 das novas usinas de gás. Na segunda-feira (14), a associação previu que a união irá instalar este ano equipamentos eólicos que podem gerar mais 10 giga, capacidade que elevaria o total de geração de energia eólica na União Europeia para 85 gigawatts, contra 75 do ano passado.

As usinas a gás ainda lideram o ranking de fornecimento de energia na União Europeia em termos de capacidade geral instalada. Elas produziram 119 giga em 2007, de acordo com os últimos levantamentos disponibilizados pela Euroeletric, um grupo industrial que representa as provedoras de energia europeias. O setor ainda reclamou para os líderes locais sobre a política da União Europeia de promover a energia renovável.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade