Energia limpa pode gerar 8 mi de empregos

SÃO PAULO – A indústria de tecnologias verdes pode gerar 8 milhões de empregos no mundo até 2030.

Tudo depende, na verdade, da Conferência do Clima, que será realizada em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro. Se lá for fechado um acordo de redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa, haverá demanda crescente por mão de obra qualificada para trabalhar com fontes renováveis de energia e medidas de eficiência energética.

No Brasil, a expectativa é que sejam criados pelo menos 600 mil novos postos. Os maiores contratadores serão as indústrias de geração de energia por biomassa e de fonte eólica. Cada uma delas deve ter cerca 200 mil e 150 mil novas vagas, respectivamente.

No resto do mundo, o que deve impulsionar o mercado de tecnologias verdes é a gradual substituição de termelétricas por usinas de fontes limpas como a nuclear e a eólica. Além de criar 2,7 milhões de novos empregos em 20 anos, essa substituição evitará a emissão de 10 bilhões de toneladas de CO2.

Até hoje, mais de um milhão de empregos no Brasil foram gerados pelo crescimento da chamada “economia verde”, de acordo com o relatório Empregos Verdes: Rumo ao Trabalho Decente em um Mundo Sustentável e com Baixas Emissões de Carbono, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade