Energia solar agora com fibras ópticas
A estrtura criada pelos pesquisadores do Georgia Institute of Technology

Pesquisadores do Georgia Institute of Technology criam sistema de fibra óptica que converte energia solar em eletricidade.

Além de maleável, esse sistema móvel não necessariamente precisa ser colocado em cima de telhados – como acontece com os painéis solares. Para os pesquisadores, isso poderia ser uma alternativa a arquitetos e designers na hora de incorporar a tecnologia solar.

O sistema é composto de nanoestrturas de óxidos de zinco recobertas com material de células solares sensível a luz.

Dessa forma, a luz do sol entra na fibra óptica e passa por nanofios, onde interage com moléculas para produzir corrente elétrica. Um eletrólito líquido entre os nanofios coleta essa carga e o resultado é um sistema híbrido de nanofios e fibras ópticas.

A cada vez que a luz é refletida dentro da fibra, ela interage com as nanoestrturas cobertas com as moléculas e, como há múltiplas reflexões dentro da fibra, aumentam as chances de interação.

Por enquanto, a eficiência é de 3.3%, mas ela deve chegar logo em breve a 7% ou 8%. Esses números são mais baixos do que os das células solares de silício, mas o intuito da pesquisa não é substituir essa tecnologia, e sim criar alternativas e outras possibilidades de aplicação.

O estudo, liderado por Zhong Lin Wang, foi publicado na

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade