A demanda da humanidade por energia está crescendo a um ritmo surpreendente. Combine isso a uma oferta cada vez menor de combustíveis fósseis, e fica dolorosamente claro que é necessário algo inovador e poderoso.

Mas há uma proposta de alta tecnologia que promete muito, uma ideia que existe desde os anos 1960: veja como a energia solar capturada no espaço poderá resolver todas as nossas necessidades de energia na Terra.

Assumindo que o progresso econômico e a globalização continuem no ritmo atual, em 2030 será necessário produzir o dobro da quantidade de energia que consumimos hoje. Isso corresponderá a monumentais 220 trilhões de quilowatts-hora por ano. E até o final do século, precisaremos de quatro vezes a taxa atual de consumo.

E tão importante quanto isso: nós também teremos que deixar de lado o hábito de combustível fóssil – e não só porque ele, uma hora, vai acabar. O aumento das emissões de CO2 estão causando estragos na atmosfera da Terra, o que está criando efeitos colaterais no meio ambiente a uma taxa mais rápida do que o esperado.

Além disso, se queremos que os gases de efeito estufa sejam colocados sob controle ao longo das próximas décadas, precisaremos obter mais de 90% de toda a nossa energia a partir de fontes renováveis ou nucleares.

Embora haja uma série de propostas sobre como podemos responder a estes desafios, nenhuma parece ser realmente viável…
…com exceção de satélites movidos a energia solar.

Continue lendo no Gizmodo…

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade