Energia solar é muito boa mas ainda peca na eficiência. Uma das formas de melhorar isso é absorvê-la antes de passar pela atmosfera terrestre, ou seja, no espaço! Enquanto japoneses pensam em instalá-las na Lua, a Academia Internacional de Astronáutica, em Paris, quer ver paineis flutuando em torno da Terra e acredita que em 30 anos isso já será possível.

A energia limpa* teria uma capacidade de geração por metro quadrado muito superior às instaladas na Terra. Além disso, se colocadas sobre a linha do Equador elas poderiam gerar energia 24 horas por dia para todo o planeta enviando para o solo a energia em forma de raios laser ou micro-ondas. Soa estranho, mas vou tentar crer que seja seguro.

*: praticamente nada pode ser considerado “sem impactos ambientais”. No caso dos paineis solares comuns, é certo que seus impactos na instalação e uso são bem pequenos, mas a produção das placas exigiu diversos materiais extraídos da Natureza e processamentos industriais que podem ter gerado resíduos. Já no caso dos paineis orbitais, sugeridos pelos franceses, o envio para o espaço pode gerar um impacto considerável, exigindo analise cuidadosa.

Além da questão ambiental, o projeto teria custos astronômicos (com o perdão do trocadilho). Mais informações aqui (em inglês).

 

via Atitude Sustentável || valeu @LMTransportes

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade